AS PRÁTICAS DOCENTES PODEM ESTAR PAUTADAS EM DIFERENTES CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS E UM ELEMENTO QUE MERECE DESTAQUE É A FORMA COMO OCORRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. O CONTEXTO PREVALENTE NA ESCOLA AINDA ESTÁ FOCADO, MUITAS VEZES, NO MODELO DE ENSINO TRADICIONAL BASEADO NA REPRODUÇÃO DE CONTEÚDOS E AÇÕES, COM TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS PELO PROFESSOR, ELEMENTO CENTRAL E AUTORITARIAMENTE DISTANTE DOS ALUNOS. NESTE SENTIDO, A ANÁLISE RESULTA DE DISCUSSÕES ACERCA DO FILME COMO ESTRELAS NA TERRA: TODA CRIANÇA É ESPECIAL, EM ASSOCIAÇÃO A UMA PARTE DO REFERENCIAL TEÓRICO ESTUDADO EM SALA DE AULA, NO COMPONENTE CURRICULAR AVALIAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL, NO CURSO DE PEDAGOGIA, TENDO COMO OBJETIVO A REFLEXÃO ACERCA DAS ABORDAGENS EMPREGADAS NO PROCESSO DE ENSINO, BEM COMO A DISCUSSÃO DAS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (A QUAL SEGUE MODELOS TEÓRICOS DE EDUCAÇÃO). É POSSÍVEL ENCONTRAR NA PRODUÇÃO DE AAMIR KHAN ELEMENTOS QUE REFORÇAM A RELEVÂNCIA DA CONSIDERAÇÃO DE ASPECTOS AFETIVOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM, DA DISCUSSÃO EM TORNO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS, POSTURAS RESTRITIVAS E AUTORITÁRIAS, AS QUAIS FAVORECEM A SEGREGAÇÃO, O PRECONCEITO E A EXCLUSÃO DOS ALUNOS, PASSÍVEIS DE GERAR CONDIÇÕES AVERSIVAS AO APRENDIZADO E A FORMAÇÃO GERAL, ALÉM DE NÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A PLURALIDADE E AS ESPECIFICIDADES PRESENTES EM SALA DE AULA. DESSE MODO, RESSALTA-SE A NECESSIDADE DE REPENSAR AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E OS MODELOS DE AVALIAÇÃO FOCADOS NO EXAME, ASSIM COMO AS POSTURAS QUE ESTIMULAM A COMPETIÇÃO, A COBRANÇA POR RESULTADOS CLASSIFICATÓRIOS E QUE NÃO PÕEM EM FOCO A COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES.