A VIDA É O PRINCIPAL OBJETO DE ESTUDO DA BIOLOGIA E O LIVRO DIDÁTICO É A FERRAMENTA MAIS UTILIZADA POR PROFESSORES BRASILEIROS EM SUAS AULAS. DIANTE DISTO, O PRESENTE TRABALHO VISA PROPORCIONAR UM APROFUNDAMENTO ACERCA DOS CONCEITOS DE VIDA SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA, ABORDADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO QUE COMPÕEM O ACERVO DA BIBLIOTECA DO LIVRO DIDÁTICO (BLD). A BLD FICA LOCALIZADA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (FEUSP) E A ESCOLHI COMO PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MINHA TESE POR REPRESENTAR UMA RICA E NUMEROSA FONTE DESSA NATUREZA, POSSUINDO EXEMPLARES HISTÓRICOS DESSE TIPO DE OBRA. A BLD-FEUSP CONTEMPLA UMA COLEÇÃO ÚNICA EM DIVERSIDADE E ANTIGUIDADE COM EXEMPLARES QUE DATAM DO FINAL DO SÉCULO XIX ATÉ A ATUALIDADE. NÃO SE TRATA DE CHEGAR A UM CONCEITO DE VIDA, MAS DE ESTUDAR OS MECANISMOS PELOS QUAIS A VIDA TEM SE ESTRUTURADO ENQUANTO OBJETO DE ESTUDO DA BIOLOGIA, EM ESPECIAL NO ENSINO MÉDIO, AO LONGO DO TEMPO. TENHO COMO FOCO PRINCIPAL ANALISAR OS ARGUMENTOS E FORMA COMO OS AUTORES ABORDAM A VIDA EM SUAS OBRAS, SE UTILIZAM CONCEITO DE FORMA IMPLÍCITA, EXPLÍCITA, SE ESTÃO PRESENTES OU SE INEXISTEM, ALÉM DE ELENCAR CATEGORIAS COMO CRITÉRIO PARA ANÁLISE E DEBATE.