ESTE ARTIGO, TEM COMO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA SURDA DENTRO DE UMA ÓTICA BILÍNGUE, EM UM CONTEXTO ONDE O TEOR SOCIOAFETIVO É FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DESTE PROCESSO DE INTERAÇÃO NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) COMO PRIMEIRA LÍNGUA DA CRIANÇA SURDA. PARA TANTO, ESCOLHEU-SE O MÉTODO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, LEVANTANDO REFERENCIAL DE ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO INFANTE SURDO PARA FUNDAMENTAR ESTE ESTUDO, BEM COMO A RELEVÂNCIA DO FATOR SOCIOAFETIVO INCLUSO NESSA PRÁTICA, BUSCOU-SE AINDA, POR MEIO DA PESQUISA DOCUMENTAL COM BASE NAS LEI DE LIBRAS (LEI Nº 10.436/02); LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LEI Nº 9394/1996); LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (LEI Nº 13.146/15) QUE REGEM O DIREITO E ACESSO E GARANTIA DA EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES, POR MEIOS DOS MÉTODOS DE ENSINO E DOS RECURSOS DIDÁTICOS, COMO A LUDICIDADE. PORTANTO, ESPERA-SE COMO RESULTADO DESTA PESQUISA QUE A LUDICIDADE POSSUA, DE FATO, UM PAPEL FUNDAMENTAL DENTRO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA CRIANÇA SURDA, UMA VEZ QUE FORTALECE OS SETORES SOCIOAFETIVO DO INFANTE, FACILITANDO A ROTINA DE ENSINO APRENDIZAGEM.