NO QUE TANGE AO ENSINO DE BOTÂNICA, VÁRIOS DISCURSOS VÊM SENDO PONTUADOS, PRINCIPALMENTE RELACIONADOS AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS DOCENTES, QUE SÃO CARACTERIZADAS COMO TEÓRICAS, NAS QUAIS O ALUNO PRECISA MEMORIZAR OS CONTEÚDOS E CONCEITOS QUE PERMEIAM A BOTÂNICA. EM CONTRAPARTIDA, OS ASSUNTOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) TORNARAM-SE MAIS FREQUENTES, RECEBENDO GRANDE ÊNFASE NO AMBIENTE ESCOLAR PROMOVENDO REFLEXÕES ACERCA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, E AS PROBLEMÁTICAS GERADAS PELO HOMEM AO LONGO DO TEMPO, ATRAVÉS DE PRÁTICAS, OFICINAS, E APOIOS DE ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO, COMO POR EXEMPLO, OS PARQUES ECOLÓGICOS. TENDO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA A PESQUISA-AÇÃO. OBJETIVOU-SE REFLETIR COM OS ESTUDANTES A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DAS PLANTAS PARA O EQUILÍBRIO AMBIENTAL, ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO ENTRE BOTÂNICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A PARTIR DE ATIVIDADES QUE POSSUEM POTENCIAIS PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR, ESTIMULANDO CADA UM DELES A PENSAR ESTRATÉGIAS PARA UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E RESPONSÁVEL NUMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA.