Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE BOTÂNICA: INTERDISCIPLINARIDADE E VIVÊNCIA CIENTÍFICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: PESQUISA-AÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, , Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

NO QUE TANGE AO ENSINO DE BOTÂNICA, VÁRIOS DISCURSOS VÊM SENDO PONTUADOS, PRINCIPALMENTE RELACIONADOS AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS DOCENTES, QUE SÃO CARACTERIZADAS COMO TEÓRICAS, NAS QUAIS O ALUNO PRECISA MEMORIZAR OS CONTEÚDOS E CONCEITOS QUE PERMEIAM A BOTÂNICA. EM CONTRAPARTIDA, OS ASSUNTOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) TORNARAM-SE MAIS FREQUENTES, RECEBENDO GRANDE ÊNFASE NO AMBIENTE ESCOLAR PROMOVENDO REFLEXÕES ACERCA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, E AS PROBLEMÁTICAS GERADAS PELO HOMEM AO LONGO DO TEMPO, ATRAVÉS DE PRÁTICAS, OFICINAS, E APOIOS DE ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO, COMO POR EXEMPLO, OS PARQUES ECOLÓGICOS. TENDO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA A PESQUISA-AÇÃO. OBJETIVOU-SE REFLETIR COM OS ESTUDANTES A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DAS PLANTAS PARA O EQUILÍBRIO AMBIENTAL, ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO ENTRE BOTÂNICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A PARTIR DE ATIVIDADES QUE POSSUEM POTENCIAIS PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR, ESTIMULANDO CADA UM DELES A PENSAR ESTRATÉGIAS PARA UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E RESPONSÁVEL NUMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA.

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