Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLÍCITOS E PRESSUPOSTOS: O ENSINO DE LEITURA A PARTIR DAS INFERÊNCIAS

Palavra-chaves: IMPLÍCITO, PRESSUPOSTO, INFERÊNCIA, SEMÂNTICA, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81204
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2293
    "inscrito_id" => 3410
    "titulo" => "IMPLÍCITOS E PRESSUPOSTOS: O ENSINO DE LEITURA A PARTIR DAS INFERÊNCIAS"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA ABORDAGEM ACERCA DOS ESTUDOS QUE ENVOLVEM OS ELEMENTOS EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE LEITURA E AS POSSÍVEIS INFERÊNCIAS A SEREM FEITAS POR INTERMÉDIO DESSES RECURSOS. A LEITURA DE UM TEXTO SÓ É REALIZADA EFICAZMENTE QUANDO OS ELEMENTOS IMPLÍCITOS E EXPLÍCITOS SÃO LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO PARA SE CHEGAR AO RESULTADO DESEJADO. LEITOR COMPETENTE É AQUELE QUE CONSEGUE, ATRAVÉS DA LEITURA DO TEXTO, FAZER AS INFERÊNCIAS NECESSÁRIAS MEDIANTE AS INFORMAÇÕES NELE CONTIDAS, POIS O MESMO APRESENTA A CRITICIDADE QUE O AUTOR DO TEXTO ESPERA. ESTE ARTIGO DESENVOLVE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, QUANTITATIVA E BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE MANTÉM UM OLHAR CRITERIOSO ACERCA DO ENSINO DE LEITURA, PROCESSO PRIMORDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO. NÃO HÁ INFERÊNCIAS SEM ELEMENTOS EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS. A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO SÃO RESULTANTES DE UMA BOA LEITURA. OS ESTUDIOSOS DEFENDEM, EM SUAS ABORDAGENS SOBRE O ASSUNTO, A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO DAS CONCEPÇÕES DOS ELEMENTOS PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS PARA A REALIZAÇÃO DE LEITURAS COERENTES. TAIS ELEMENTOS SÃO FERRAMENTAS QUE GARANTEM O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE LEITURA DE TEXTOS. VÁRIOS SÃO OS OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE LEITURA. O PROFESSOR, COM CRIATIVIDADE E EXERCÍCIOS DIVERSIFICADOS, CONSEGUE FORMAR LEITORES COMPETENTES. À MEDIDA QUE AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA SÃO DIVERSIFICADAS, O LEITOR, APÓS A LEITURA, CONSEGUE FAZER AS INFERÊNCIAS CORRETAS OU POSSÍVEIS QUE UM TEXTO EVOCA, SEJA POR MEIO DOS IMPLÍCITOS PRAGMÁTICOS OU LINGUÍSTICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "IMPLÍCITO, PRESSUPOSTO, INFERÊNCIA, SEMÂNTICA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID3410_18112021164158.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILURDES MENEZES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARILURDES"
    "autor_email" => "mari8menezes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNINORTE - UNIVERSIDAD DEL NORTE - PY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81204
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2293
    "inscrito_id" => 3410
    "titulo" => "IMPLÍCITOS E PRESSUPOSTOS: O ENSINO DE LEITURA A PARTIR DAS INFERÊNCIAS"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA ABORDAGEM ACERCA DOS ESTUDOS QUE ENVOLVEM OS ELEMENTOS EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE LEITURA E AS POSSÍVEIS INFERÊNCIAS A SEREM FEITAS POR INTERMÉDIO DESSES RECURSOS. A LEITURA DE UM TEXTO SÓ É REALIZADA EFICAZMENTE QUANDO OS ELEMENTOS IMPLÍCITOS E EXPLÍCITOS SÃO LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO PARA SE CHEGAR AO RESULTADO DESEJADO. LEITOR COMPETENTE É AQUELE QUE CONSEGUE, ATRAVÉS DA LEITURA DO TEXTO, FAZER AS INFERÊNCIAS NECESSÁRIAS MEDIANTE AS INFORMAÇÕES NELE CONTIDAS, POIS O MESMO APRESENTA A CRITICIDADE QUE O AUTOR DO TEXTO ESPERA. ESTE ARTIGO DESENVOLVE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, QUANTITATIVA E BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE MANTÉM UM OLHAR CRITERIOSO ACERCA DO ENSINO DE LEITURA, PROCESSO PRIMORDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO. NÃO HÁ INFERÊNCIAS SEM ELEMENTOS EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS. A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO SÃO RESULTANTES DE UMA BOA LEITURA. OS ESTUDIOSOS DEFENDEM, EM SUAS ABORDAGENS SOBRE O ASSUNTO, A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO DAS CONCEPÇÕES DOS ELEMENTOS PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS PARA A REALIZAÇÃO DE LEITURAS COERENTES. TAIS ELEMENTOS SÃO FERRAMENTAS QUE GARANTEM O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE LEITURA DE TEXTOS. VÁRIOS SÃO OS OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE LEITURA. O PROFESSOR, COM CRIATIVIDADE E EXERCÍCIOS DIVERSIFICADOS, CONSEGUE FORMAR LEITORES COMPETENTES. À MEDIDA QUE AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA SÃO DIVERSIFICADAS, O LEITOR, APÓS A LEITURA, CONSEGUE FAZER AS INFERÊNCIAS CORRETAS OU POSSÍVEIS QUE UM TEXTO EVOCA, SEJA POR MEIO DOS IMPLÍCITOS PRAGMÁTICOS OU LINGUÍSTICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "IMPLÍCITO, PRESSUPOSTO, INFERÊNCIA, SEMÂNTICA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID3410_18112021164158.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILURDES MENEZES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARILURDES"
    "autor_email" => "mari8menezes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNINORTE - UNIVERSIDAD DEL NORTE - PY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA ABORDAGEM ACERCA DOS ESTUDOS QUE ENVOLVEM OS ELEMENTOS EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE LEITURA E AS POSSÍVEIS INFERÊNCIAS A SEREM FEITAS POR INTERMÉDIO DESSES RECURSOS. A LEITURA DE UM TEXTO SÓ É REALIZADA EFICAZMENTE QUANDO OS ELEMENTOS IMPLÍCITOS E EXPLÍCITOS SÃO LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO PARA SE CHEGAR AO RESULTADO DESEJADO. LEITOR COMPETENTE É AQUELE QUE CONSEGUE, ATRAVÉS DA LEITURA DO TEXTO, FAZER AS INFERÊNCIAS NECESSÁRIAS MEDIANTE AS INFORMAÇÕES NELE CONTIDAS, POIS O MESMO APRESENTA A CRITICIDADE QUE O AUTOR DO TEXTO ESPERA. ESTE ARTIGO DESENVOLVE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, QUANTITATIVA E BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE MANTÉM UM OLHAR CRITERIOSO ACERCA DO ENSINO DE LEITURA, PROCESSO PRIMORDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO. NÃO HÁ INFERÊNCIAS SEM ELEMENTOS EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS. A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO SÃO RESULTANTES DE UMA BOA LEITURA. OS ESTUDIOSOS DEFENDEM, EM SUAS ABORDAGENS SOBRE O ASSUNTO, A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO DAS CONCEPÇÕES DOS ELEMENTOS PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS PARA A REALIZAÇÃO DE LEITURAS COERENTES. TAIS ELEMENTOS SÃO FERRAMENTAS QUE GARANTEM O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE LEITURA DE TEXTOS. VÁRIOS SÃO OS OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE LEITURA. O PROFESSOR, COM CRIATIVIDADE E EXERCÍCIOS DIVERSIFICADOS, CONSEGUE FORMAR LEITORES COMPETENTES. À MEDIDA QUE AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA SÃO DIVERSIFICADAS, O LEITOR, APÓS A LEITURA, CONSEGUE FAZER AS INFERÊNCIAS CORRETAS OU POSSÍVEIS QUE UM TEXTO EVOCA, SEJA POR MEIO DOS IMPLÍCITOS PRAGMÁTICOS OU LINGUÍSTICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.