O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA ABORDAGEM ACERCA DOS ESTUDOS QUE ENVOLVEM OS ELEMENTOS EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE LEITURA E AS POSSÍVEIS INFERÊNCIAS A SEREM FEITAS POR INTERMÉDIO DESSES RECURSOS. A LEITURA DE UM TEXTO SÓ É REALIZADA EFICAZMENTE QUANDO OS ELEMENTOS IMPLÍCITOS E EXPLÍCITOS SÃO LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO PARA SE CHEGAR AO RESULTADO DESEJADO. LEITOR COMPETENTE É AQUELE QUE CONSEGUE, ATRAVÉS DA LEITURA DO TEXTO, FAZER AS INFERÊNCIAS NECESSÁRIAS MEDIANTE AS INFORMAÇÕES NELE CONTIDAS, POIS O MESMO APRESENTA A CRITICIDADE QUE O AUTOR DO TEXTO ESPERA. ESTE ARTIGO DESENVOLVE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, QUANTITATIVA E BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE MANTÉM UM OLHAR CRITERIOSO ACERCA DO ENSINO DE LEITURA, PROCESSO PRIMORDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO. NÃO HÁ INFERÊNCIAS SEM ELEMENTOS EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS. A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO SÃO RESULTANTES DE UMA BOA LEITURA. OS ESTUDIOSOS DEFENDEM, EM SUAS ABORDAGENS SOBRE O ASSUNTO, A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO DAS CONCEPÇÕES DOS ELEMENTOS PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS PARA A REALIZAÇÃO DE LEITURAS COERENTES. TAIS ELEMENTOS SÃO FERRAMENTAS QUE GARANTEM O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE LEITURA DE TEXTOS. VÁRIOS SÃO OS OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE LEITURA. O PROFESSOR, COM CRIATIVIDADE E EXERCÍCIOS DIVERSIFICADOS, CONSEGUE FORMAR LEITORES COMPETENTES. À MEDIDA QUE AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA SÃO DIVERSIFICADAS, O LEITOR, APÓS A LEITURA, CONSEGUE FAZER AS INFERÊNCIAS CORRETAS OU POSSÍVEIS QUE UM TEXTO EVOCA, SEJA POR MEIO DOS IMPLÍCITOS PRAGMÁTICOS OU LINGUÍSTICOS.