DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ADEMAR VELOSO DA SILVEIRA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79750 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 420 "inscrito_id" => 1335 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ADEMAR VELOSO DA SILVEIRA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO POR DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE, EXECUTADO DURANTE A PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. DURANTE O SEU DESENVOLVIMENTO, FOI POSSÍVEL APROFUNDAR CONHECIMENTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E PRÁTICOS DA VIVÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR ATRAVÉS DA REGÊNCIA NAS TURMAS DE 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E CICLO III DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), DA EEEFM ADEMAR VELOSO DA SILVEIRA, QUE FORAM REALIZADAS NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19. COMO RESULTADOS PODEMOS APONTAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PERÍODO DA PANDEMIA, QUE POR EXIGIR DISTANCIAMENTO SOCIAL, LOGO FORÇOU AS ESCOLAS A REALIZAREM A TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA REMOTO. ISTO FOI FEITO DE FORMA MUITO BRUSCA E AFETOU A INTERAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E O RENDIMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS. AOS POUCOS OS RESIDENTES BUSCARAM SOLUÇÕES ATRAVÉS DE ESTUDOS REALIZADOS ANTERIORMENTE E FORAM SE ADEQUANDO A ESSE NOVO CONTEXTO QUE ESTAVAM INSERIDOS, COM USO DE TECNOLOGIA COMO: GOOGLE MEET, WHATSAPP E OUTROS APLICATIVOS QUE POSSIBILITARAM UM CONTATO COM O ALUNO, PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. MEDIANTE O EXPOSTO FOI APONTADO O NOVO MODELO DE ENSINO QUE SE MOSTROU UMA OPÇÃO VIÁVEL E BASTANTE PROMISSORA, PARA AUXILIAR OS PROFESSORES NA RETOMADA DO ENSINO PRESENCIAL. ALÉM DISSO, A PANDEMIA PERMITIU CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E A IMPORTÂNCIA DE CONTINUAR OS ESTUDOS RELACIONADOS A ESSA TEMÁTICA NO SENTIDO DE BUSCAR MÉTODOS QUE MELHOREM O ENSINO NOS CENTROS EDUCACIONAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "AULAS REMOTAS, PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE MATEMÁTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA113_ID1335_26072021173748.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DA SILVA CUNHA " "autor_nome_curto" => "LUCAS " "autor_email" => "lucass.cunha00@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79750 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 420 "inscrito_id" => 1335 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ADEMAR VELOSO DA SILVEIRA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO POR DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE, EXECUTADO DURANTE A PARTICIPAÇÃO DOS MESMOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. DURANTE O SEU DESENVOLVIMENTO, FOI POSSÍVEL APROFUNDAR CONHECIMENTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E PRÁTICOS DA VIVÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR ATRAVÉS DA REGÊNCIA NAS TURMAS DE 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E CICLO III DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), DA EEEFM ADEMAR VELOSO DA SILVEIRA, QUE FORAM REALIZADAS NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19. COMO RESULTADOS PODEMOS APONTAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PERÍODO DA PANDEMIA, QUE POR EXIGIR DISTANCIAMENTO SOCIAL, LOGO FORÇOU AS ESCOLAS A REALIZAREM A TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA REMOTO. ISTO FOI FEITO DE FORMA MUITO BRUSCA E AFETOU A INTERAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E O RENDIMENTO DOS ALUNOS NAS AULAS. AOS POUCOS OS RESIDENTES BUSCARAM SOLUÇÕES ATRAVÉS DE ESTUDOS REALIZADOS ANTERIORMENTE E FORAM SE ADEQUANDO A ESSE NOVO CONTEXTO QUE ESTAVAM INSERIDOS, COM USO DE TECNOLOGIA COMO: GOOGLE MEET, WHATSAPP E OUTROS APLICATIVOS QUE POSSIBILITARAM UM CONTATO COM O ALUNO, PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. MEDIANTE O EXPOSTO FOI APONTADO O NOVO MODELO DE ENSINO QUE SE MOSTROU UMA OPÇÃO VIÁVEL E BASTANTE PROMISSORA, PARA AUXILIAR OS PROFESSORES NA RETOMADA DO ENSINO PRESENCIAL. ALÉM DISSO, A PANDEMIA PERMITIU CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E A IMPORTÂNCIA DE CONTINUAR OS ESTUDOS RELACIONADOS A ESSA TEMÁTICA NO SENTIDO DE BUSCAR MÉTODOS QUE MELHOREM O ENSINO NOS CENTROS EDUCACIONAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "AULAS REMOTAS, PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE MATEMÁTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA113_ID1335_26072021173748.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DA SILVA CUNHA " "autor_nome_curto" => "LUCAS " "autor_email" => "lucass.cunha00@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB CAMPUS CAMPINA GRANDE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }