AS PESSOAS SURDAS PERTENCEM A UM GRUPO COM DISTINTAS FORMAS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO E LINGUÍSTICO (COLL ET AL., 2007). POR ISSO, AS HABILIDADES E CAPACIDADES QUE ELAS APRESENTAM DEVEM SER RECONHECIDAS (CORRÊA; NASCIMENTO; VIEIRA, 2016), PRINCIPALMENTE NO TOCANTE AO CONTEXTO EDUCACIONAL. PENSANDO NISSO, OBJETIVOU-SE REALIZAR UM CURSO DE FORMAÇÃO TRATANDO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E AVALIATIVAS ADAPTADAS PARA ALUNOS SURDOS, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO PROFESSORES, SERVIDORES E ESTUDANTES DE LICENCIATURA QUE TIVESSEM CONTATO COM OS MESMOS. NESSE SENTIDO, O CURSO TEVE UM TOTAL DE 20 HORAS DE DURAÇÃO, TENDO SIDO REALIZADO POR MEIO DE CINCO ENCONTROS SÍNCRONOS VIA GOOGLE MEET E DE ATIVIDADES REALIZADAS E DIVULGADAS PELO GOOGLE CLASSROOM. COM ISSO, O PRODUTO FINAL DO CURSO CONSISTIU NA ELABORAÇÃO OU RELATO DE UMA ATIVIDADE OU MATERIAL DIDÁTICO DO CAMPO DE ATUAÇÃO DO PARTICIPANTE, DEVENDO ESTA SER ADAPTADA PARA UM ALUNO SURDO, NO QUAL FORAM ENTREGUES POR 38 PARTICIPANTES. DESSE MODO, ESPERA-SE QUE AS AÇÕES REALIZADAS APRESENTEM POSSIBILIDADES PARA QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL ACONTEÇA DE FORMA MAIS EFETIVA E QUE OS SERVIDORES E OS ALUNOS DE CURSOS DE LICENCIATURA CONSIGAM REPENSAR AS SUAS PRÁTICAS DIDÁTICAS E AVALIATIVAS, A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS APRESENTADAS NO DECORRER DESSE EVENTO.