A APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (ABE) OU TEAM-BASED LEARNING (TBL) É UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA ATUALMENTE MUITO UTILIZADA NA EDUCAÇÃO MÉDICA. A ESTRATÉGIA FOI DESENVOLVIDA NA DÉCADA DE 70 DIRECIONADA À GRANDES CLASSES DE ESTUDANTES, PORÉM BUSCANDO OBTER BENEFÍCIOS DO TRABALHO EM PEQUENOS GRUPOS DE ALUNOS. CONSIDERANDO A EXPERIÊNCIA ACUMULADA COM A IMPLANTAÇÃO DA ABE NO CURSO DE ENFERMAGEM DA PUCSP, O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR POTENCIALIDADES, FRAGILIDADES E SUGESTÕES DE MELHORIA NA APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA. FORAM ENTREVISTADOS 30 ESTUDANTES QUE RESPONDERAM A UM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM VIVENCIADAS COM A ABE. PARA A ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI UTILIZADA A TÉCNICA DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO; AS IDEIAS CENTRAIS DOS DISCURSOS COLETIVOS FORAM CATEGORIZADAS EM POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA ABE. OS PARTICIPANTES DEMONSTRARAM SATISFAÇÃO COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE, DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE PROPICIADAS PELA ESTRATÉGIA. PORÉM HÁ DESAFIOS QUE PRECISAM SER SUPERADOS COMO O EXCESSO DE CONTEÚDOS ESTUDADOS EM CADA SESSÃO DA ABE O QUE DIFICULTA O APROFUNDAMENTO DOS CONCEITOS ESSENCIAIS. OUTRO DESAFIO É A PARTICIPAÇÃO DOS INTEGRANTES DA EQUIPE EM TODAS AS ETAPAS, SOBRETUDO NO ESTUDO INDIVIDUAL PARA QUE A APRENDIZAGEM COLABORATIVA SEJA EFETIVA. SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES PARA A INICIAÇÃO NA METODOLOGIA ATIVA, DIVERSIFICAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM, SUPERAR O CONTEUDISMO FORAM SUGESTÕES PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE ENFERMAGEM.