ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ANALISAR UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA NO MODELO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA VALE DO GUAPORÉ EM RONDÔNIA. PARA ISSO, FOI REALIZADA A PESQUISA DE CAMPO NA ESCOLA, SENDO UTILIZADO COMO TÉCNICA A PESQUISA DOCUMENTAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA CUJA NATUREZA É QUALITATIVA, OU SEJA, UMA ABORDAGEM QUE PERMITE ESTUDAR OS FENÔMENOS SOCIAIS, SEM MENSURÁ-LOS. ASSIM, A DISCUSSÃO QUE PROPOMOS APONTA O OLHAR PARA A AVALIAÇÃO NOS MOLDES DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, CUJAS PRÁTICAS E SABERES SÃO CONSTRUÍDOS COLETIVAMENTE. A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PRESSUPÕE A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR A PARTIR DE INSTRUMENTOS PRÓPRIOS, QUE BUSCAM INTERLIGAR OS DIFERENTES ESPAÇOS E TEMPOS VIVENCIADOS PELO ALTERNANTE. ASSIM, A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OCORRE PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES E OS ATORES PASSAM A SER DIVERSOS, COMO: OS PAIS, A COMUNIDADE, AS ASSOCIAÇÕES RURAIS, SINDICATOS E PROFISSIONAIS. TODAVIA, A AVALIAÇÃO TAMBÉM PRECISA ASSUMIR O PAPEL TRANSFORMADOR E FORMATIVO DOS SUJEITOS. NOS RESULTADOS, VERIFICAMOS QUE PARA AVALIAR AS HABILIDADES E CONVIVÊNCIA DURANTE OS DIFERENTES ESPAÇOS E TEMPOS VIVIDOS, BEM COMO A CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE SABERES A PARTIR DA METODOLOGIA DA ALTERNÂNCIA, É CONDUZIDA UMA AVALIAÇÃO QUALITATIVA A CADA BIMESTRE, QUE CONVOCA A AUTO- REFLEXÃO DO ESTUDANTE EM DIÁLOGO COM O SEU TUTOR/A.