A EDUCAÇÃO SUPERIOR CONTRIBUI NO COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E DESENVOLVE ESTRATÉGIAS DE CONHECIMENTO PARA PROFESSORES E ESTUDANTES, TORNANDO-OS RESPONSÁVEIS PELO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES. NO ENSINO, AS TAREFAS ASSUMIDAS PELOS ALUNOS MONITORES TÊM COMO OBJETIVO AUXILIAR O PROFESSOR-ORIENTADOR, COMO ESTRATÉGIA DE APOIO AO ENSINO E ASSESSORIA AOS ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. A MONITORIA E TODO MEIO ACADÊMICO SOFREU ALGUMAS ALTERAÇÕES NA SUA PRÁTICA DESDE A CRISE DA PANDEMIA DA COVID-19 QUE SE INSTAUROU EM 2020, E PROVOCOU A MUDANÇA NA ROTINA, NOS IMPULSIONANDO A VIVER EM DISTANCIAMENTO E/OU ISOLAMENTO SOCIAL. SENDO ASSIM, ESTE ESTUDO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE JOGOS POPULARES, NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE), NO CAMPUS DE VITORIA DE SANTO ANTÃO - PE, BEM COMO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA, ENQUANTO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO ESTUDANTE-MONITOR.