A TEMÁTICA DA SAÚDE MENTAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, EM FUNÇÃO DA SUA IMPORTÂNCIA NA VIDA DOS SERES HUMANOS, TEM SIDO REVISTA E AMPLIADA POR ESTUDIOSOS E PESQUISADORES, VALORIZANDO ASPECTOS SOCIAIS. OBJETIVANDO COMPREENDER OS PRINCIPAIS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO DO SOFRIMENTO PSÍQUICO EM PROFESSORES, REALIZAMOS UM ESTUDO TEÓRICO/BIBLIOGRÁFICO DE PRODUÇÕES QUE TRATAM SOBRE A SAÚDE MENTAL DESSE PÚBLICO. ATEMO-NOS AO REFERENCIAL DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, PRINCIPALMENTE DE LEV SEMIONOVITCH VIGOTSKI E AUTORES QUE COADUNAM COM ESSA PERSPECTIVA TEÓRICA. A PARTIR DISSO, PERCEBEMOS QUE SÃO MUITOS OS FATORES QUE REPERCUTEM NO SISTEMA EDUCACIONAL, AFETANDO NÃO SÓ O PROCESSO EDUCATIVO COMO TAMBÉM A PRÓPRIA SAÚDE MENTAL DOCENTE. DENTRE ELES, PODEMOS CITAR OS FATORES PSICOLÓGICOS, SOCIAIS, POLÍTICOS, PESSOAIS E PROFISSIONAIS. PORTANTO, DESTACAMOS QUE O TRATAMENTO DO SUJEITO NÃO PODE SE REDUZIR EM PROCESSOS PSICOTERÁPICOS E MEDICAMENTOSOS; FAZ-SE NECESSÁRIO TAMBÉM “TRATAR” OS ASPECTOS CULTURAIS, SOCIAIS E HISTÓRICOS ASSOCIADOS À PATOLOGIA, EM UM MOVIMENTO DE TOTALIDADE, DE LUTA E RESSIGNIFICAÇÃO.