A INTEGRAÇÃO DOS JOVENS COM OS MEIOS TECNOLÓGICOS ACONTECE NATURALMENTE, ONDE EM QUALQUER MOMENTO DO DIA, SEJA PARA ESTUDO, LAZER OU MEIO COMUNICATIVO OS APARELHOS DIGITAIS ESTÃO PRESENTES. NA ESCOLA, ANTES PESQUISAS ERAM RESTRITAS A BIBLIOTECAS, EM TEMPOS ATUAIS OS PRÓPRIOS LIVROS APARECEM EM VERSÕES DIGITAIS E A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS E SOFTWARES PARA PESQUISAS ACADÊMICAS TORNAM ESSA INCLUSÃO DIGITAL AINDA MAIS INEVITÁVEL NO ÂMBITO ESCOLAR. ESTE MOMENTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL REQUERIDO PELA PANDEMIA DA COVID-19, CULMINOU NA ADAPTAÇÃO DAS AULAS PARA O FORMATO REMOTO DE ENSINO, COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR PREJUÍZOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. ATRAVÉS DE PLATAFORMAS DIGITAIS, AS AULAS FORAM ADAPTADAS PARA O FORMATO REMOTO, E NA DISCIPLINA DE RECREAÇÃO E LAZER FOI NECESSÁRIO REFORMULAR TODO O PLANEJAMENTO DE ENSINO E DESENVOLVER DINÂMICAS LÚDICAS COMPATÍVEIS COM AS AULAS PRÁTICAS NESTE NOVO FORMATO DE ENSINO. EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS ÚNICOS, SÃO PROPORCIONADOS COM AS VIVÊNCIAS E NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS CONSTRUTIVAS COM TODA A SALA E ESTRUTURA DISPONÍVEL NO ENSINO REMOTO.