O PRESENTE ESTUDO VERSA SOBRE OS DISCURSOS ARGUMENTATIVOS EM SALA DE AULA E COMO CONTRIBUEM NA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA. A CIÊNCIA ESTÁ PRESENTE EM TUDO AO NOSSO REDOR E TER PROPRIEDADE DE SEUS CONCEITOS É ESSENCIAL PARA CONVIVER EM SOCIEDADE A QUAL ESTÁ SEMPRE SE TRANSFORMANDO, A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ACONTECE DESDE OS CONHECIMENTOS ORIUNDOS DO NOSSO DIA A DIA, COMO OS CONCEITOS EMBASADOS VISTOS EM SALA, É IMPORTANTE PROPICIAR QUE AS AULAS DE CIÊNCIAS SE TORNEM UM AMBIENTE INVESTIGATIVO PROMOVENDO ESSA ALFABETIZAÇÃO E O DIRECIONAMENTO DOS CONHECIMENTOS PARA ALGO MAIS PRÁTICO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM MAIOR SIGNIFICADO. TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS AULAS E APONTAR OS INDICADORES NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, FORAM SELECIONADOS RECORTES DA FALA DO PROFESSOR E DOS ESTUDANTES, O MATERIAL FOI COLHIDO COM GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E ANOTAÇÕES, TRANSCRITAS NA CONSTRUÇÃO DOS DIÁRIOS DE CAMPO E ANALISADAS ATRAVÉS DAS CATEGORIAS ASSUMIDAS PELOS INDICADORES DE AC. OS ESTUDOS FORAM REALIZADOS EM UMA TURMA DO 1º ANO, COM TRINTA E NOVE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO.