O TRABALHO É RESULTADO DA EXECUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA APROVADO PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS CIENTIFICAS- PIBIC/ CNPQ, 2020-2021, CUJO TEMA FOI IMPULSIONADO PELA CRISE MUNDIAL ENFRENTADA COM A PANDEMIA DA COVID-19. ENSINAR E APRENDER GERARAM NOVAS CONFIGURAÇÕES E NOVAS ROTINAS À FORMAÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES. O OBJETIVO CENTRAL FOI OUVIR AS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PARINTINS (AM) ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO DESENVOLVIDO EM TEMPOS DE PANDEMIA. A PESQUISA SE ASSENTOU NA COMPREENSÃO E REGISTROS DAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES VIVENCIADAS NESTE CENÁRIO PANDÊMICO, O QUAL TROUXE IMPACTOS IRREVERSÍVEIS PARA A EDUCAÇÃO CONFORME DECLARAÇÃO E ESTUDOS (BLIKSTEIN, 2020; BOTO, 2020; ENSINO, 2020; PLAPLER, 2020). SOB A ABORDAGEM QUALITATIVA, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO PARA APROXIMAÇÃO DAS ESCOLAS E COLETA DE DEPOIMENTOS DOS PROFESSORES, POSSIBILITANDO COMPARTILHAREM O CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS ACERCA DO ENSINO ESCOLAR EM PARINTINS (AM), AO LONGO DESTE PERÍODO PANDÊMICO.