A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS QUE APROXIMEM OS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA, AO COTIDIANO DO ALUNO, É UMA ESTRATÉGIA PROMOTORA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, E MOTIVA O ENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS. ATUALMENTE, SERIADOS AMBIENTADOS SOB A TEMÁTICA DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL SE TORNAM CADA VEZ MAIS POPULARES, APRESENTANDO-SE DESTA FORMA COMO TEMA MOTIVADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS COM ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE CONCEITOS QUÍMICOS APLICADOS NO ÂMBITO FORENSE. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO CRIAR UM PORTIFÓLIO DE SUBSTÂNCIAS COMERCIAIS E PRODUTOS NATURAIS QUE APRESENTEM RESULTADOS FALSO-POSITIVOS AOS TESTES REALIZADOS PELAS POLÍCIAS CIENTÍFICAS NA DETECÇÃO DAS DROGAS DE ABUSO COCAÍNA E MACONHA, ATRAVÉS DA COMPARAÇÃO ENTRE AS SUBSTÂNCIAS COMERCIAIS E PRODUTOS NATURAIS, E AS AMOSTRAS DE REFERÊNCIA, REALIZAR ADAPTAÇÕES DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM QUÍMICA FORENSE, TORNANDO-AS EXEQUÍVEIS EM SALAS DE AULA, ALÉM DA IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS DILUENTES APLICADOS À COCAÍNA, E POR FIM, PROPOR ATIVIDADE PRÁTICA REPRODUTÍVEL EM SALA DE AULA, COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DO COTIDIANO DOS ALUNOS, QUE POSSIBILITARÃO A SIMULAÇÃO DE “DROGAS FALSAS” (SIMULACROS) PARA A REALIZAÇÃO DESTES EXPERIMENTOS. VERIFICOU-SE QUE A LIDOCAÍNA APRESENTA RESULTADOS SEMELHANTES AOS DA AMOSTRA DE REFERÊNCIA DA COCAÍNA PARA O TESTE QUALITATIVO UTILIZADO, E QUE SEUS DILUENTES MAIS COMUNS TAMBÉM SÃO IDENTIFICÁVEIS ATRAVÉS DA METODOLOGIA PROPOSTA. VERIFICOU-SE AINDA QUE, DENTRE OS MATERIAIS VEGETAIS TESTADOS, O GUARANÁ EM PÓ APRESENTOU RESULTADO FALSO-POSITIVO SEMELHANTE AO DA AMOSTRA DE REFERÊNCIA DA MACONHA, SENDO ESTE O MELHOR SIMULACRO A SER UTILIZADO NOS EXPERIMENTOS A SEREM REALIZADOS.