A PRESENTE PESQUISA PRETENDE MOSTRAR UM PANORAMA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) PELA ÓTICA DOS PROFESSORES ESTADUAIS DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO COM TREZE PERGUNTAS FECHADAS CUJA ESCOLHA DOS RESPONDENTES SEGUIU UMA LÓGICA ALEATÓRIA E NÃO PROBABILÍSTICA. DOCENTES DE CINCO DOS NOVE MUNICÍPIOS ESCOLHIDOS, APONTARAM SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O SEU CONTATO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TDS), AS DEVOLUTIVAS POSITIVAS OU NÃO DOS DISCENTES BEM COMO SEU DIAGNÓSTICO DA EFICIÊNCIA DO MODELO ADOTADO PELO GOVERNO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. O QUESTIONÁRIO EM QUESTÃO É UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO EM ANDAMENTO CUJO TEMA É O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO. DE ACORDO COM A ANÁLISE DOS DADOS GERADOS A PARTIR DO ESTUDO DA DEVOLUTIVA DO QUESTIONÁRIO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE PROFESSORES QUE SE DIZIAM ANALFABETOS DIGITAIS JÁ SE SENTEM CAPAZES DE FAZER USO DAS TDS EM SUAS AULAS, APESAR DA MAIORIA NÃO JULGAR SATISFATÓRIO OS RESULTADOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ERE. OUTROS DADOS, COMO A INEFICÁCIA DO ERE, PROPOSTO PELO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, SÃO DEBATIDOS NESSE ARTIGO.