A GEOMETRIA ESPACIAL DESTACA-SE POR ESTUDAR AS FIGURAS GEOMÉTRICAS QUE OCUPAM UM LUGAR NO ESPAÇO, SENDO ESTAS CARACTERIZADAS POR POSSUÍREM TRÊS DIMENSÕES: ALTURA, LARGURA E VOLUME. ISTO POSTO, APRESENTA-SE UM ESTUDO ACERCA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL CUJO OBJETIVO GERAL É ANALISAR COMO A MODELAGEM CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL (GE), E TENDO COMO JUSTIFICATIVA AS EXPERIÊNCIAS DOS PESQUISADORES DIANTE DO ENSINO DA REFERIDA TEMÁTICA. O ESTUDO DESENVOLVEU-SE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO, DE MODO A APROFUNDAR-SE NO TEMA, VISANDO RECONHECER A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GE, FORAM ANALISADOS AO TODO O 17 (DEZESSETE) REFERÊNCIAS, QUE ABORDAM A TEMÁTICA PROPOSTA, OBTENDO, ASSIM, O RESULTADO ESPERADO DIANTE DOS OBJETIVOS DESTA PESQUISA. DESSE MODO, PERCEBEU-SE QUE A MODELAGEM MATEMÁTICA, DIANTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM TEM COMO UMA DE SUAS FINALIDADE PROMOVER UMA INTERLIGAÇÃO ENTRE A GEOMETRIA ESPACIAL E OS PROBLEMAS CONSIDERADOS COMPLEXOS, LEVANDO EM CONTA O COTIDIANO DOS ALUNOS PARA AJUDAR NA COMPREENSÃO, FAZENDO COM QUE OS EDUCANDOS DESENVOLVAM UM RACIOCÍNIO LÓGICO E CRITICIDADE AO RESOLVER PROBLEMAS.