Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DAS APRENDIZAGENS À NOÇÃO DE RELAÇÃO COM O SABER: POSSIBILIDADES ETNOGRÁFICAS EM LEAGUE OF LEGENDS

Palavra-chaves: APRENDIZAGENS, RELAÇÃO COM O SABER, ETNOGRAFIAS, LEAGUE OF LEGENDS, INTERNET Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81177
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2264
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "DAS APRENDIZAGENS À NOÇÃO DE RELAÇÃO COM O SABER: POSSIBILIDADES ETNOGRÁFICAS EM LEAGUE OF LEGENDS"
    "resumo" => "O TEXTO EM QUESTÃO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS QUANTO ÀS RELAÇÕES COM O SABER CONSTITUÍDAS EM LEAGUE OF LEGENDS, A PARTIR DA PESQUISA “A RELAÇÃO COM O SABER CONSTITUÍDA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE MULTIJOGADORES EM ARENA DE BATALHA: O COTIDIANO DE JOVENS ESTUDANTES-JOGADORES DE LEAGUE OF LEGENDS”, APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA SOB O NÚMERO CAAE 33393720.4.0000.5137. POR MEIO DA(S) ETNOGRAFIA(S) NA/DA INTERNET, E COM VISTAS À COMPREENSÃO DAS COMUNIDADES, DOS JOGADORES E DO JOGO, PARA ALÉM DE UMA DESCRIÇÃO DENSA, BUSCOU-SE APRESENTAR ALGUNS ACHADOS DAS OBSERVAÇÕES/PARTICIPAÇÕES NAS LIVES STREAMINGS E NOS GRUPOS DE LEAGUE OF LEGENDS NAS REDES SOCIAIS (FACEBOOK, INSTAGRAM, DISCORD E YOUTUBE). PARA TANTO, E COM VISTAS ÀS REFLEXÕES MAIS AMPLIADAS QUANTO AO EXERCÍCIO ETNOGRÁFICO, LANÇOU-SE MÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES DE FRAGOSO, RECUERO E AMARAL (2011), GOMES (2019), HINE (2015), KLING E OUTROS (2005), KOZINETS (2010), LAVE (2011, 2013), NARDI (2010) E DE OUTROS AUTORES/AS, TENDO EM VISTA A COMPREENSÃO DA INTERNET COMO (TAMBÉM) ESPAÇO DE/DAS RELAÇÕES HUMANAS E, POR CONSEGUINTE, POTENCIAL AO EMPREENDIMENTO ETNOGRÁFICO. ASSIM, PARA ALÉM DOS ENTENDIMENTOS SIMPLISTAS SOBRE AS APRENDIZAGENS, SEJA NA INTERNET SEJA EM OUTROS ESPAÇOS, ON-LINE OU OFF-LINE, ESSES SUJEITOS-A(U)TORES RELACIONAM-SE COM O SABER E, NO CASO DOS JOGOS DIGITAIS DE MULTIJOGADORES, COM AS DINÂMICAS PROPOSTAS PELO GAME, MESMO QUE ESSE NÃO POSSUA OBJETIVOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS, POIS AS APRENDIZAGENS CONSTITUEM-SE COMO UMA FACULDADE DO HUMANO, QUE APRENDE E TRABALHA NO MOVIMENTO CONSTANTE DE VIR A SER-E-ESTAR NO MUNDO, (RE)SIGNIFICADO COTIDIANAMENTE PELOS SUJEITOS E POR SUAS RELAÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGENS, RELAÇÃO COM O SABER, ETNOGRAFIAS, LEAGUE OF LEGENDS, INTERNET"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID104_24112021100623.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL PHILIPPE"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL PHILIPPE"
    "autor_email" => "sirgabrielphilippe@gmail."
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81177
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2264
    "inscrito_id" => 104
    "titulo" => "DAS APRENDIZAGENS À NOÇÃO DE RELAÇÃO COM O SABER: POSSIBILIDADES ETNOGRÁFICAS EM LEAGUE OF LEGENDS"
    "resumo" => "O TEXTO EM QUESTÃO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS QUANTO ÀS RELAÇÕES COM O SABER CONSTITUÍDAS EM LEAGUE OF LEGENDS, A PARTIR DA PESQUISA “A RELAÇÃO COM O SABER CONSTITUÍDA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE MULTIJOGADORES EM ARENA DE BATALHA: O COTIDIANO DE JOVENS ESTUDANTES-JOGADORES DE LEAGUE OF LEGENDS”, APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA SOB O NÚMERO CAAE 33393720.4.0000.5137. POR MEIO DA(S) ETNOGRAFIA(S) NA/DA INTERNET, E COM VISTAS À COMPREENSÃO DAS COMUNIDADES, DOS JOGADORES E DO JOGO, PARA ALÉM DE UMA DESCRIÇÃO DENSA, BUSCOU-SE APRESENTAR ALGUNS ACHADOS DAS OBSERVAÇÕES/PARTICIPAÇÕES NAS LIVES STREAMINGS E NOS GRUPOS DE LEAGUE OF LEGENDS NAS REDES SOCIAIS (FACEBOOK, INSTAGRAM, DISCORD E YOUTUBE). PARA TANTO, E COM VISTAS ÀS REFLEXÕES MAIS AMPLIADAS QUANTO AO EXERCÍCIO ETNOGRÁFICO, LANÇOU-SE MÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES DE FRAGOSO, RECUERO E AMARAL (2011), GOMES (2019), HINE (2015), KLING E OUTROS (2005), KOZINETS (2010), LAVE (2011, 2013), NARDI (2010) E DE OUTROS AUTORES/AS, TENDO EM VISTA A COMPREENSÃO DA INTERNET COMO (TAMBÉM) ESPAÇO DE/DAS RELAÇÕES HUMANAS E, POR CONSEGUINTE, POTENCIAL AO EMPREENDIMENTO ETNOGRÁFICO. ASSIM, PARA ALÉM DOS ENTENDIMENTOS SIMPLISTAS SOBRE AS APRENDIZAGENS, SEJA NA INTERNET SEJA EM OUTROS ESPAÇOS, ON-LINE OU OFF-LINE, ESSES SUJEITOS-A(U)TORES RELACIONAM-SE COM O SABER E, NO CASO DOS JOGOS DIGITAIS DE MULTIJOGADORES, COM AS DINÂMICAS PROPOSTAS PELO GAME, MESMO QUE ESSE NÃO POSSUA OBJETIVOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS, POIS AS APRENDIZAGENS CONSTITUEM-SE COMO UMA FACULDADE DO HUMANO, QUE APRENDE E TRABALHA NO MOVIMENTO CONSTANTE DE VIR A SER-E-ESTAR NO MUNDO, (RE)SIGNIFICADO COTIDIANAMENTE PELOS SUJEITOS E POR SUAS RELAÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGENS, RELAÇÃO COM O SABER, ETNOGRAFIAS, LEAGUE OF LEGENDS, INTERNET"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID104_24112021100623.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL PHILIPPE"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL PHILIPPE"
    "autor_email" => "sirgabrielphilippe@gmail."
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O TEXTO EM QUESTÃO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES INICIAIS QUANTO ÀS RELAÇÕES COM O SABER CONSTITUÍDAS EM LEAGUE OF LEGENDS, A PARTIR DA PESQUISA “A RELAÇÃO COM O SABER CONSTITUÍDA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE MULTIJOGADORES EM ARENA DE BATALHA: O COTIDIANO DE JOVENS ESTUDANTES-JOGADORES DE LEAGUE OF LEGENDS”, APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA SOB O NÚMERO CAAE 33393720.4.0000.5137. POR MEIO DA(S) ETNOGRAFIA(S) NA/DA INTERNET, E COM VISTAS À COMPREENSÃO DAS COMUNIDADES, DOS JOGADORES E DO JOGO, PARA ALÉM DE UMA DESCRIÇÃO DENSA, BUSCOU-SE APRESENTAR ALGUNS ACHADOS DAS OBSERVAÇÕES/PARTICIPAÇÕES NAS LIVES STREAMINGS E NOS GRUPOS DE LEAGUE OF LEGENDS NAS REDES SOCIAIS (FACEBOOK, INSTAGRAM, DISCORD E YOUTUBE). PARA TANTO, E COM VISTAS ÀS REFLEXÕES MAIS AMPLIADAS QUANTO AO EXERCÍCIO ETNOGRÁFICO, LANÇOU-SE MÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES DE FRAGOSO, RECUERO E AMARAL (2011), GOMES (2019), HINE (2015), KLING E OUTROS (2005), KOZINETS (2010), LAVE (2011, 2013), NARDI (2010) E DE OUTROS AUTORES/AS, TENDO EM VISTA A COMPREENSÃO DA INTERNET COMO (TAMBÉM) ESPAÇO DE/DAS RELAÇÕES HUMANAS E, POR CONSEGUINTE, POTENCIAL AO EMPREENDIMENTO ETNOGRÁFICO. ASSIM, PARA ALÉM DOS ENTENDIMENTOS SIMPLISTAS SOBRE AS APRENDIZAGENS, SEJA NA INTERNET SEJA EM OUTROS ESPAÇOS, ON-LINE OU OFF-LINE, ESSES SUJEITOS-A(U)TORES RELACIONAM-SE COM O SABER E, NO CASO DOS JOGOS DIGITAIS DE MULTIJOGADORES, COM AS DINÂMICAS PROPOSTAS PELO GAME, MESMO QUE ESSE NÃO POSSUA OBJETIVOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS, POIS AS APRENDIZAGENS CONSTITUEM-SE COMO UMA FACULDADE DO HUMANO, QUE APRENDE E TRABALHA NO MOVIMENTO CONSTANTE DE VIR A SER-E-ESTAR NO MUNDO, (RE)SIGNIFICADO COTIDIANAMENTE PELOS SUJEITOS E POR SUAS RELAÇÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.