A PSICOLOGIA ESCOLAR SE APRESENTA COMO UM CAMPO TE?RICO-PR?TICO DO PSIC?LOGO, VOLTADO PARA A INTERFACE ENTRE A PSICOLOGIA E A EDUCA??O. DENTRO DOS ESPA?OS EDUCATIVOS, O PSIC?LOGO(A) ESCOLAR PODE CONTRIBUIR POSITIVAMENTE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DE UMA ATUA??O DA QUAL ENTRELA?A SABERES E T?CNICAS TRADICIONAIS POR INTERM?DIO DE UMA DIMENS?O PSICOEDUCATIVA, AVALIATIVA E DIAGN?STICA UNIDAS AOS CONHECIMENTOS E PR?TICAS EMERGENTES, NOS QUAIS REMETEM A UMA DIMENS?O INSTITUCIONAL, SOCIAL E DE PROMO??O ? SA?DE. TENDO ISSO EM VISTA, ESTE ESTUDO TRAZ COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER A PSICOLOGIA ESCOLAR E O FAZER DO PSIC?LOGO EM ESPA?OS SOCIAIS DE PROCESSOS EDUCATIVOS, BUSCANDO PERCEBER AS MODIFICA??ES NA FORMA DE ATUA??O DO PSIC?LOGO(A) ESCOLAR E A IMPORT?NCIA DA INTERLOCU??O ENTRE A PSICOLOGIA E A EDUCA??O. DO PONTO DE VISTA METODOL?GICO, ESTE ESTUDO SE CARACTERIZA COMO UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, UMA VEZ QUE SE ORIGINOU POR MEIO DA REALIZA??O DE LEITURAS, PESQUISAS E AN?LISE DE ARTIGOS EM TORNO DA PROBLEM?TICA PESQUISADA. NO TOCANTE AOS RESULTADOS, PERCEBEU-SE QUE A PSICOLOGIA ESCOLAR FOI SE MODIFICANDO COM O INTUITO DE RESPONDER AS NECESSIDADES HIST?RICAS E SOCIAIS E, EM FUN??O DISSO, CONSTRUIU UMA ATUA??O PAUTADA NA MESCLA ENTRE PR?TICAS TRADICIONAIS E EMERGENTES, APRESENTANDO-SE ENQUANTO UM FAZER MARCADO POR DESAFIOS E POSSIBILIDADES QUE EXIGEM DO(A) PSIC?LOGO(A) O CONSTANTE EXERC?CIO DO COMPROMETIMENTO ?TICO, POL?TICO E SOCIAL. DIANTE DISSO, ? ESSENCIAL QUE A PSICOLOGIA, EM TODOS OS ESPA?OS SOCIAIS, CONTINUE SEMEANDO UM FAZER CR?TICO E COMPROMETIDO COM A SOCIEDADE.