A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA SE CARACTERIZA PELO USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NUM AVANÇO TECNOLÓGICO RÁPIDO E DIVERSIFICADO, FAZENDO COM QUE OCORRAM INTERVENÇÕES NA VIDA DAS PESSOAS E REFLEXÕES SOBRE A INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM TODOS OS ÂMBITOS, ESPECIALMENTE NO EDUCACIONAL. ESTE TRABALHO PRETENDE REFLETIR SOBRE O SENTIMENTO DE AVERSÃO E DESCONFORTO EM RELAÇÃO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS (TECNOFOBIA), A PARTIR DAS POSSÍVEIS ORIGENS E RELATOS DE PROFESSORES E ALUNOS EM TEMPO DE PANDEMIA DO COVID-19. FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO POR MEIO DO GOOGLE FORMS PARA OS PROFESSORES E ALUNOS APLICADOS VIA WHATSAPP, CONTANDO COM 15 PROFESSORES E 15 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II, RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE MIRACEMA/ RJ. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZOU-SE SILVA (2013), MORAN (2009), RAMOS (2020), ENTRE OUTROS QUE TRATAM DA TEMÁTICA. METODOLOGICAMENTE, COMO FUNDAMENTO DA PESQUISA, UTILIZOU-SE AS TEORIAS DE GIL (2010). AS MUDANÇAS IMPRESSAS NA SOCIEDADE TOMAM CONTA DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, MESMO QUE INVOLUNTARIAMENTE; TODAVIA, É POSSÍVEL OBSERVAR DE MANEIRA EMPÍRICA QUE PROFESSORES E ALUNOS NÃO SE APROPRIAM DA TECNOLOGIA DA MESMA FORMA, E MUITAS VEZES, TENTAM SE ADAPTAR AS MUDANÇAS PARA “SOBREVIVER”. DE TODO MODO, PERCEBE-SE QUE, HOJE EM ESPECIAL HÁ UMA FORTE TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA FIRMAR A NECESSIDADE DE QUE O ALUNO DEVE VIVENCIAR A APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA. NESSA PERSPECTIVA, O PROFESSOR DEVE SUPERAR SEUS MEDOS E DESAFIOS, PARA PROPOR AOS ALUNOS OS BENEFÍCIOS DA MODERNIDADE TECNOLÓGICA, E APONTAR CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SIGNIFICATIVA COM OS USOS DAS REDES SOCIAIS, EM PROL DA EDUCAÇÃO.