O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MAIOR PROMOVER O RESPEITO ? DIVERSIDADE
CULTURAL EXISTENTE NO PA?S E A VALORIZA??O DOS POVOS IND?GENAS PERTENCENTES ?
SOCIEDADE BRASILEIRA. A IMPORT?NCIA DE CONHECER E ESTUDAR ESSAS CULTURAS E VALORES
NA SALA DE AULA PROVOCA NO ALUNO, IND?GENA OU N?O, A BUSCA POR SUA ANCESTRALIDADE,
SUA IDENTIDADE E SEU PERTENCIMENTO SOCIAL. ENTENDER QUE O PROCESSO DA LITERATURA
IND?GENA, ACONTECE DESDE A COLONIZA??O AT? OS DIAS ATUAIS, TORNANDO A ORALIDADE EM
ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICA??O PARA LUTAR, RESISTIR E ENSINAR OS COSTUMES DOS
POVOS NATIVOS. ATRAV?S DA LEITURA DESSA LITERATURA NA SALA DE AULA, O ALUNO INICIA O
LETRAMENTO LITER?RIO PARA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS DAS MULTIMODALIDADES TEXTUAIS
EXISTENTE NOS TEXTOS IND?GENAS. O TRABALHO DA LITERATURA IND?GENA NA ESCOLA SOMA A
DIFEREN?A COM A SEMELHAN?A TORNANDO-AS UMA S? PARA A PROMO??O DO RESPEITO,
VALORIZA??O E EMPATIA ENTRE OS ALUNOS DENTRO DA SALA DE AULA E FORA DELA. COM ISSO,
AS OBRAS DOS AUTORES DANIEL MUNDURUKU, ANA MARIA BERGAMIN NEVES, ALCIONE PAULI E
SUELI DE SOUZA CAGNETI E JANICE THI?L FORAM UTILIZADAS COM MAIOR ?NFASE DA
CONSTRU??O DO ARTIGO.