Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O RESPEITO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: LITERATURA INDÍGENA, DIVERSIDADE, VALORIZAÇÃO CULTURAL, SALA DE AULA, RESPEITO Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82502
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1194
    "inscrito_id" => 7158
    "titulo" => "O RESPEITO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MAIOR PROMOVER O RESPEITO ? DIVERSIDADE \r\n
      CULTURAL EXISTENTE NO PA?S E A VALORIZA??O DOS POVOS IND?GENAS PERTENCENTES ? \r\n
      SOCIEDADE BRASILEIRA. A IMPORT?NCIA DE CONHECER E ESTUDAR ESSAS CULTURAS E VALORES \r\n
      NA SALA DE AULA PROVOCA NO ALUNO, IND?GENA OU N?O, A BUSCA POR SUA ANCESTRALIDADE, \r\n
      SUA IDENTIDADE E SEU PERTENCIMENTO SOCIAL. ENTENDER QUE O PROCESSO DA LITERATURA \r\n
      IND?GENA, ACONTECE DESDE A COLONIZA??O AT? OS DIAS ATUAIS, TORNANDO A ORALIDADE EM \r\n
      ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICA??O PARA LUTAR, RESISTIR E ENSINAR OS COSTUMES DOS \r\n
      POVOS NATIVOS. ATRAV?S DA LEITURA DESSA LITERATURA NA SALA DE AULA, O ALUNO INICIA O \r\n
      LETRAMENTO LITER?RIO PARA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS DAS MULTIMODALIDADES TEXTUAIS \r\n
      EXISTENTE NOS TEXTOS IND?GENAS. O TRABALHO DA LITERATURA IND?GENA NA ESCOLA SOMA A \r\n
      DIFEREN?A COM A SEMELHAN?A TORNANDO-AS UMA S? PARA A PROMO??O DO RESPEITO, \r\n
      VALORIZA??O E EMPATIA ENTRE OS ALUNOS DENTRO DA SALA DE AULA E FORA DELA. COM ISSO, \r\n
      AS OBRAS DOS AUTORES DANIEL MUNDURUKU, ANA MARIA BERGAMIN NEVES, ALCIONE PAULI E \r\n
      SUELI DE SOUZA CAGNETI E JANICE THI?L FORAM UTILIZADAS COM MAIOR ?NFASE DA \r\n
      CONSTRU??O DO ARTIGO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INDÍGENA, DIVERSIDADE, VALORIZAÇÃO CULTURAL, SALA DE AULA, RESPEITO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA106_ID8612_16052021102912.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANA LAURA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANA LAURA"
    "autor_email" => "geovana-laura@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNINASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82502
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1194
    "inscrito_id" => 7158
    "titulo" => "O RESPEITO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MAIOR PROMOVER O RESPEITO ? DIVERSIDADE \r\n
      CULTURAL EXISTENTE NO PA?S E A VALORIZA??O DOS POVOS IND?GENAS PERTENCENTES ? \r\n
      SOCIEDADE BRASILEIRA. A IMPORT?NCIA DE CONHECER E ESTUDAR ESSAS CULTURAS E VALORES \r\n
      NA SALA DE AULA PROVOCA NO ALUNO, IND?GENA OU N?O, A BUSCA POR SUA ANCESTRALIDADE, \r\n
      SUA IDENTIDADE E SEU PERTENCIMENTO SOCIAL. ENTENDER QUE O PROCESSO DA LITERATURA \r\n
      IND?GENA, ACONTECE DESDE A COLONIZA??O AT? OS DIAS ATUAIS, TORNANDO A ORALIDADE EM \r\n
      ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICA??O PARA LUTAR, RESISTIR E ENSINAR OS COSTUMES DOS \r\n
      POVOS NATIVOS. ATRAV?S DA LEITURA DESSA LITERATURA NA SALA DE AULA, O ALUNO INICIA O \r\n
      LETRAMENTO LITER?RIO PARA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS DAS MULTIMODALIDADES TEXTUAIS \r\n
      EXISTENTE NOS TEXTOS IND?GENAS. O TRABALHO DA LITERATURA IND?GENA NA ESCOLA SOMA A \r\n
      DIFEREN?A COM A SEMELHAN?A TORNANDO-AS UMA S? PARA A PROMO??O DO RESPEITO, \r\n
      VALORIZA??O E EMPATIA ENTRE OS ALUNOS DENTRO DA SALA DE AULA E FORA DELA. COM ISSO, \r\n
      AS OBRAS DOS AUTORES DANIEL MUNDURUKU, ANA MARIA BERGAMIN NEVES, ALCIONE PAULI E \r\n
      SUELI DE SOUZA CAGNETI E JANICE THI?L FORAM UTILIZADAS COM MAIOR ?NFASE DA \r\n
      CONSTRU??O DO ARTIGO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INDÍGENA, DIVERSIDADE, VALORIZAÇÃO CULTURAL, SALA DE AULA, RESPEITO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA106_ID8612_16052021102912.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOVANA LAURA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEOVANA LAURA"
    "autor_email" => "geovana-laura@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNINASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MAIOR PROMOVER O RESPEITO ? DIVERSIDADE CULTURAL EXISTENTE NO PA?S E A VALORIZA??O DOS POVOS IND?GENAS PERTENCENTES ? SOCIEDADE BRASILEIRA. A IMPORT?NCIA DE CONHECER E ESTUDAR ESSAS CULTURAS E VALORES NA SALA DE AULA PROVOCA NO ALUNO, IND?GENA OU N?O, A BUSCA POR SUA ANCESTRALIDADE, SUA IDENTIDADE E SEU PERTENCIMENTO SOCIAL. ENTENDER QUE O PROCESSO DA LITERATURA IND?GENA, ACONTECE DESDE A COLONIZA??O AT? OS DIAS ATUAIS, TORNANDO A ORALIDADE EM ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICA??O PARA LUTAR, RESISTIR E ENSINAR OS COSTUMES DOS POVOS NATIVOS. ATRAV?S DA LEITURA DESSA LITERATURA NA SALA DE AULA, O ALUNO INICIA O LETRAMENTO LITER?RIO PARA COMPREENDER OS SIGNIFICADOS DAS MULTIMODALIDADES TEXTUAIS EXISTENTE NOS TEXTOS IND?GENAS. O TRABALHO DA LITERATURA IND?GENA NA ESCOLA SOMA A DIFEREN?A COM A SEMELHAN?A TORNANDO-AS UMA S? PARA A PROMO??O DO RESPEITO, VALORIZA??O E EMPATIA ENTRE OS ALUNOS DENTRO DA SALA DE AULA E FORA DELA. COM ISSO, AS OBRAS DOS AUTORES DANIEL MUNDURUKU, ANA MARIA BERGAMIN NEVES, ALCIONE PAULI E SUELI DE SOUZA CAGNETI E JANICE THI?L FORAM UTILIZADAS COM MAIOR ?NFASE DA CONSTRU??O DO ARTIGO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.