ESTE ARTIGO CONSISTE EM APRESENTAR OS RESULTADOS DO PROJETO DE PESQUISA A QUADRINIZAÇÃO DA GEOGRAFIA DA VIDA: ESPAÇOS DE VULNERABILIDADE E PROTAGONISMO JUVENIL EM CENA, MATERIALIZADO NO IFPB, CAMPUS ESPERANÇA, COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, ENTRE MEADOS DE 2020 E INÍCIO DE 2021, DECORRENTE DO EDITAL 01/2020, CHAMADA INTERCONECTA IFPB. O PRINCIPAL OBJETIVO DO PROJETO FOI DESENCADEAR ESPAÇOS DE AUTONOMIA E PROTAGONISMO AO JOVEM, A PARTIR E COM O USO DE HQS E ANIMAÇÕES EM VÍDEO, DIANTE DA CONSTRUÇÃO DE LEITURAS CRÍTICAS E PARTICIPATIVAS DE CENAS DA REALIDADE SOCIOESPACIAL EM DIFERENTES ESCALAS GEOGRÁFICAS, COM O INTUITO DE RECONHECER AS VOZES DO SUBALTERNO E DA SUBALTERNIDADE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, ANCORADA EM RODAS DE CONVERSAS, LEITURAS DE LIVROS E REFLEXÕES RESPALDADAS EM TEXTOS DE NATUREZA CIENTÍFICA, ASSIM COMO ANÁLISE DE QUADRINHOS, VÍDEOS, IMAGENS E DADOS SOBRE A GEOGRAFIA DA DESIGUALDADE DE SUJEITOS QUE VIVIFICAM ESPAÇOS MARGINALIZADOS. A NOSSA COMPREENSÃO É DE QUE O CENÁRIO DE PRECONCEITO E SILENCIAMENTO SOCIAL NO QUAL A SUBALTERNIDADE ESTÁ IMERSA PERPASSA A DIMENSÃO ESPACIAL E CHEGA À LINGUAGEM QUADRINIZADA E AUDIOVISUAL. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, DECIDIMOS ABORDAR NÃO SÓ A TEMÁTICA DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E A VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS, MAS TAMBÉM DA NEGRITUDE, CRIANDO CHARGES, TIRINHAS E UM PROTÓTIPO DE ANIMAÇÃO EM VÍDEO FOCALIZANDO O RACISMO E RECONHECIMENTO DA GEOGRAFIA DE LUTA DO POVO NEGRO.