A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DE IDENTIFICAR AS DIFICULDADES PASSADA PELOS PROFESSORES EM SALA DE AULA. RESSALTANDO ASPECTOS SOBRE A DESVALORIZAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SEU ÂMBITO ESCOLAR, EVIDENCIANDO QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA PASSA A ADQUIRIR UM PAPEL DE GRANDE RELEVÂNCIA À MEDIDA QUE ELA TEM A FUNÇÃO DE ESTRUTURAR O MEIO AMBIENTE ADEQUADO PARA A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE. A METODOLOGIA UTILIZADA É A DE FORMA QUALITATIVA COM CARÁTER EXPLORATÓRIO, TENDO COM OBJETO PRINCIPAL A CONSULTA DAS BIBLIOGRAFIAS EXISTENTE SOBRE O ASSUNTO, E AINDA A UTILIZAÇÃO DA INTERNET QUE DISPONIBILIZAM UMA VARIEDADE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, REVISTAS E LIVROS. DIANTE DA ANÁLISE FOI POSSÍVEL ENTENDER OCORRE A NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO PELOS PROFESSORES DE UM PROGRAMA DE ENSINO QUE TEM COMO ESTRATÉGIA ORIENTÁ-LOS NA SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÓPRIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E NA DISCUSSÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA EM BUSCA DE CAMINHOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO. CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSITAM BUSCAR UMA PRÁTICA QUE POSSIBILITEM TRANSFORMAR PROBLEMAS EM DESAFIOS, MESMO EXISTINDO AS DIFICULDADES DE TRABALHO, ASSIM SERÁ PERCEBIDO QUE A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DEVERÁ VIR ACOMPANHADA DE REMUNERAÇÃO SATISFATÓRIA, RECURSOS PARA SUAS AULAS E DE ESPAÇOS FÍSICOS ADEQUADOS.