O PRESENTE ARTIGO É PARTE DE UMA PESQUISA MONOGRÁFICA, EM FASE DE FINALIZAÇÃO, DESENVOLVIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMG, UNIDADE IBIRITÉ E TEVE COMO HORIZONTE A DISCUSSÃO SOBRE AS RELAÇÕES RACIAIS NO CONTEXTO DA LITERATURA INFANTIL, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE REPRESENTATIVIDADE POSITIVA DA CULTURA AFRO BRASILEIRA E CONSIDERANDO POSSIBILIDADES DE AÇÕES AFIRMATIVAS QUE OS ESPAÇOS DE ESCOLARIZAÇÃO FORMAL PODEM ASSUMIR. A ABORDAGEM METODOLÓGICA É DO TIPO QUALITATIVA E CONTOU COM A REVISÃO DE LITERATURA E PESQUISA DOCUMENTAL. FOI REALIZADA A APRESENTAÇÃO DE UM LIVRO DE LITERATURA INFANTIL A PARTIR DE CATEGORIAS ANALÍTICAS RELACIONADAS À QUESTÕES RACIAIS, ENTRE ELAS ELEMENTOS IDENTITÁRIOS, TRAÇOS FÍSICOS, CULTURA E ARTE AFRO-BRASILEIRA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM SER POSSÍVEL TRABALHAR DESDE A INFÂNCIA COM TEMAS RELACIONADOS AO RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO POSITIVA DO POVO NEGRO E, CONSEQUENTEMENTE, COM A CULTURA AFRO-BRASILEIRA. CONCLUI-SE QUE É IMPRESCINDÍVEL A REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL COMO UM MECANISMO DE (DES)CONSTRUÇÃO, EMPODERAMENTO E PROBLEMATIZAÇÃO, POR MEIO DE ELEMENTOS TEXTUAIS E VISUAIS PRESENTES NOS ENREDOS E ILUSTRAÇÕES DE LIVROS LITERÁRIOS, O QUE PODE POTENCIALIZAR A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL DE CRIANÇAS NEGRAS. NESSE CENÁRIO, ALÉM DAS POSSIBILIDADES, SÃO RECORRENTES OS DESAFIOS E AS EXPECTATIVAS, SOBRETUDO, NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA E PELA ESCOLA, O QUE APONTA PARA A NECESSIDADE DE APROFUNDAMENTO EM NOVAS INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS.