ESTE ESTUDO ANALISA OS BENEFÍCIOS QUE AS OS JOGOS E BRINCADEIRAS SÃO INTRODUZIDOS NO COTIDIANO DAS AULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, CONFIRMANDO COMO ESSE MÉTODO FAVORECE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS EM SALA DE AULA. O PRINCIPAL OBJETIVO É ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FACILITADORAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, E AINDA UMA AÇÃO PRAZEROSA E EDUCATIVA DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AS ATIVIDADES LÚDICAS VISAM UMA MELHOR SOCIALIZAÇÃO, ALÉM DE FAZER COM QUE A CRIANÇA SINTA-SE MOTIVADA A ULTRAPASSAR SEUS PRÓPRIOS LIMITES. NA OPINIÃO DE 03 (TRÊS) PROFESSORES BUSCOU-SE TAMBÉM IDENTIFICAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA PARA MINIMIZÁ-LAS. PARA TANTO, REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PERTINENTE E UMA PESQUISA DE CAMPO EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. OS RESULTADOS MOSTRARAM A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS DE TRABALHAR O LÚDICO ADOTADO PELOS EDUCADORES, REFORÇANDO A IMPORTÂNCIA NO SENTIDO DE INCENTIVAR AS CRIANÇAS A CONSTRUIR CONHECIMENTO E AINDA PROPORCIONAM MOMENTOS PRAZEROSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. CONTRIBUÍRAM COM O EMBASAMENTO TEÓRICO, ANTUNES (2007), BRANDÃO (2009), CORREIA (2010), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS MOSTRARAM COMO A PRÁTICA DE TRABALHAR COM JOGOS E BRINCADEIRAS ADOTADO PELOS PROFESSORES, TÊM CONTRIBUÍDO DE FORMA SIGNIFICATIVA NA APRENDIZAGEM E EVOLUÇÃO DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.