Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UMA PARCERIA EM PROL DA DEMOCRACIA.

Palavra-chaves: ESCOLA, PPPE, GESTÃO DEMOCRÁTICA, , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81193
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2282
    "inscrito_id" => 1970
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UMA PARCERIA EM PROL DA DEMOCRACIA."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      ESTE ESTUDO TRATA-SE DE UM ARTIGO PRODUZIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO DA LITERATURA ONDE BUSCAMOS SINALIZAR A LITERATURA PRODUZIDA, POR MEIO DE PESQUISAS EM REVISTAS, LIVROS ASSIM COMO ASSOCIADO AS BASES DE DADOS DA SCIELO (SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE) E GOOGLE ACADÊMICO. PORTANTO, A PRIMEIRA PARTE DESTE TRABALHO É ESTRUTURADA PELO MARCO TEÓRICO, COM UM LEVANTAMENTO HISTÓRICO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA BEM COMO SUA IMPORTÂNCIA, ARTICULANDO COM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR (PPPE) VISTO COMO UMA DAS FERRAMENTAS NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. PARA TAL DIALOGAMOS COM AUTORES COMO: SANTIAGO (2009); AZEVEDO (2002), LüCK (2010). BUSCAMOS COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DO PPPE ATRAVÉS DE PROCESSOS DEMOCRÁTICOS. AO CONSIDERAMOS QUE SUA CONSTRUÇÃO VAI ALÉM DOS PROCESSOS BUROCRÁTICOS QUE SEMPRE SE FIZERAM PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR. VALE REFLETIR QUE ESSA CONSTRUÇÃO NÃO PODE SER DADA COMO UM PROCESSO ACABADO, FINALIZADO QUE NÃO PODE SOFRER ALTERAÇÕES AO LONGO DO PERÍODO VIGENTE. ASSIM, A CONSTRUÇÃO ENVOLVE OUTROS PROCESSOS ENTRE ELES A ANÁLISE DE PROJETOS QUE ADENTRAM A ESCOLA QUANDO O MESMO SE ENCONTRA ESTRUTURADO, POSSIBILITANDO QUE SEJA ATRIBUÍDO A ELES UM NOVO SIGNIFICADO. NA DISCUSSÃO TRAZEMOS OS PONTOS QUE ESTRUTURAM A ELABORAÇÃO DO PPPE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, PPPE, GESTÃO DEMOCRÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID1970_30092021214029.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTINA DE QUEIROZ BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA  CRISTINA"
    "autor_email" => "cristinaqueiroz21@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81193
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2282
    "inscrito_id" => 1970
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UMA PARCERIA EM PROL DA DEMOCRACIA."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      ESTE ESTUDO TRATA-SE DE UM ARTIGO PRODUZIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO DA LITERATURA ONDE BUSCAMOS SINALIZAR A LITERATURA PRODUZIDA, POR MEIO DE PESQUISAS EM REVISTAS, LIVROS ASSIM COMO ASSOCIADO AS BASES DE DADOS DA SCIELO (SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE) E GOOGLE ACADÊMICO. PORTANTO, A PRIMEIRA PARTE DESTE TRABALHO É ESTRUTURADA PELO MARCO TEÓRICO, COM UM LEVANTAMENTO HISTÓRICO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA BEM COMO SUA IMPORTÂNCIA, ARTICULANDO COM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR (PPPE) VISTO COMO UMA DAS FERRAMENTAS NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. PARA TAL DIALOGAMOS COM AUTORES COMO: SANTIAGO (2009); AZEVEDO (2002), LüCK (2010). BUSCAMOS COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DO PPPE ATRAVÉS DE PROCESSOS DEMOCRÁTICOS. AO CONSIDERAMOS QUE SUA CONSTRUÇÃO VAI ALÉM DOS PROCESSOS BUROCRÁTICOS QUE SEMPRE SE FIZERAM PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR. VALE REFLETIR QUE ESSA CONSTRUÇÃO NÃO PODE SER DADA COMO UM PROCESSO ACABADO, FINALIZADO QUE NÃO PODE SOFRER ALTERAÇÕES AO LONGO DO PERÍODO VIGENTE. ASSIM, A CONSTRUÇÃO ENVOLVE OUTROS PROCESSOS ENTRE ELES A ANÁLISE DE PROJETOS QUE ADENTRAM A ESCOLA QUANDO O MESMO SE ENCONTRA ESTRUTURADO, POSSIBILITANDO QUE SEJA ATRIBUÍDO A ELES UM NOVO SIGNIFICADO. NA DISCUSSÃO TRAZEMOS OS PONTOS QUE ESTRUTURAM A ELABORAÇÃO DO PPPE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, PPPE, GESTÃO DEMOCRÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID1970_30092021214029.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CRISTINA DE QUEIROZ BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA  CRISTINA"
    "autor_email" => "cristinaqueiroz21@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

RESUMO ESTE ESTUDO TRATA-SE DE UM ARTIGO PRODUZIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO DA LITERATURA ONDE BUSCAMOS SINALIZAR A LITERATURA PRODUZIDA, POR MEIO DE PESQUISAS EM REVISTAS, LIVROS ASSIM COMO ASSOCIADO AS BASES DE DADOS DA SCIELO (SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE) E GOOGLE ACADÊMICO. PORTANTO, A PRIMEIRA PARTE DESTE TRABALHO É ESTRUTURADA PELO MARCO TEÓRICO, COM UM LEVANTAMENTO HISTÓRICO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA BEM COMO SUA IMPORTÂNCIA, ARTICULANDO COM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR (PPPE) VISTO COMO UMA DAS FERRAMENTAS NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. PARA TAL DIALOGAMOS COM AUTORES COMO: SANTIAGO (2009); AZEVEDO (2002), LüCK (2010). BUSCAMOS COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DO PPPE ATRAVÉS DE PROCESSOS DEMOCRÁTICOS. AO CONSIDERAMOS QUE SUA CONSTRUÇÃO VAI ALÉM DOS PROCESSOS BUROCRÁTICOS QUE SEMPRE SE FIZERAM PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR. VALE REFLETIR QUE ESSA CONSTRUÇÃO NÃO PODE SER DADA COMO UM PROCESSO ACABADO, FINALIZADO QUE NÃO PODE SOFRER ALTERAÇÕES AO LONGO DO PERÍODO VIGENTE. ASSIM, A CONSTRUÇÃO ENVOLVE OUTROS PROCESSOS ENTRE ELES A ANÁLISE DE PROJETOS QUE ADENTRAM A ESCOLA QUANDO O MESMO SE ENCONTRA ESTRUTURADO, POSSIBILITANDO QUE SEJA ATRIBUÍDO A ELES UM NOVO SIGNIFICADO. NA DISCUSSÃO TRAZEMOS OS PONTOS QUE ESTRUTURAM A ELABORAÇÃO DO PPPE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.