RESUMO
ESTE ESTUDO TRATA-SE DE UM ARTIGO PRODUZIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO DA LITERATURA ONDE BUSCAMOS SINALIZAR A LITERATURA PRODUZIDA, POR MEIO DE PESQUISAS EM REVISTAS, LIVROS ASSIM COMO ASSOCIADO AS BASES DE DADOS DA SCIELO (SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE) E GOOGLE ACADÊMICO. PORTANTO, A PRIMEIRA PARTE DESTE TRABALHO É ESTRUTURADA PELO MARCO TEÓRICO, COM UM LEVANTAMENTO HISTÓRICO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA BEM COMO SUA IMPORTÂNCIA, ARTICULANDO COM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR (PPPE) VISTO COMO UMA DAS FERRAMENTAS NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. PARA TAL DIALOGAMOS COM AUTORES COMO: SANTIAGO (2009); AZEVEDO (2002), LüCK (2010). BUSCAMOS COMPREENDER A CONSTRUÇÃO DO PPPE ATRAVÉS DE PROCESSOS DEMOCRÁTICOS. AO CONSIDERAMOS QUE SUA CONSTRUÇÃO VAI ALÉM DOS PROCESSOS BUROCRÁTICOS QUE SEMPRE SE FIZERAM PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR. VALE REFLETIR QUE ESSA CONSTRUÇÃO NÃO PODE SER DADA COMO UM PROCESSO ACABADO, FINALIZADO QUE NÃO PODE SOFRER ALTERAÇÕES AO LONGO DO PERÍODO VIGENTE. ASSIM, A CONSTRUÇÃO ENVOLVE OUTROS PROCESSOS ENTRE ELES A ANÁLISE DE PROJETOS QUE ADENTRAM A ESCOLA QUANDO O MESMO SE ENCONTRA ESTRUTURADO, POSSIBILITANDO QUE SEJA ATRIBUÍDO A ELES UM NOVO SIGNIFICADO. NA DISCUSSÃO TRAZEMOS OS PONTOS QUE ESTRUTURAM A ELABORAÇÃO DO PPPE.