ESTA PESQUISA ESTUDO FOCALIZAR ALGUNS DOS MAIS IMPORTANTES TÓPICOS DA TEORIA DE PIAGET E TENTA MOSTRAR UM POUCO DE SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. O SISTEMA MODULAR DE ENSINO NO ESTADO DO AMAPÁ(SOME) É DE GRANDE VALIA POIS EVITA O AZEDO RURAL QUE ATRAPALHA O PROCESSO DA EDUCAÇÃO E SÓCIO ECONÔMICO DO MUNDO LIMITANDO AO ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DA COGNIÇÃO; COM A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA MODULAR DE ENSINO VEIO ABRIR UM NOVO HORIZONTE PARA QUE ISTO NÃO ACONTEÇA NO ESTADO DO AMAPÁ NOSSO OBJETIVO PODE SER ENTENDIDO COMO MOSTRAR QUE A EDUCAÇÃO DO CAMPO É DE SUMULA IMPORTÂNCIA PARA OS INTERESSADOS EM MUITOS OUTROS ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. O OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE UTILIZAM OS PROFESSORES VISANDO MELHORAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO SISTEMA MODULAR DE MACAPÁ/AMAPÁ. O ESTUDO FOI DE TIPO DESCRITIVO COM ENFOQUE MISTO, ENFATIZANDO O ASPECTO QUALITATIVO. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS QUE QUESTIONÁRIOS FECHADOS E SEMIESTRUTURADO. A POPULAÇÃO ESTEVE COMPOSTA POR PROFESSORES DO SISTEMA MODULAR DE MACAPÁ; OS ALUNOS FORAM CONSULTADOS COMO PARTICIPANTES. OS RESULTADOS AMOSTRAM QUE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO ADOTADAS PELOS PROFESSORES, EM ESPECIAL A MOTIVACIONAL CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO SISTEMA MODULAR, QUE DIANTE DAS DIFICULDADES E CARÊNCIAS DE RECURSOS AINDA SÃO CONSIDERADAS INOVADORAS E ESTIMULA O DESEJO DE APRENDER E NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. CONCLUI-SE QUE A COMPREENSÃO E A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO SÃO ESSENCIAIS AO PROCESSO EDUCACIONAL, UMA VEZ QUE ELA PROMOVE O DOMÍNIO DE CONTEÚDO, INFLUÊNCIA MÚTUA ENTRE PROFESSOR E ALUNO, EXPLICAÇÃO CLARA E OBJETIVA QUE CONTRIBUEM PARA MELHOR COMPREENSÃO DO ALUNO, RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, USO DE RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DO APRENDER DO ALUNO, CONSTITUINDO ASSIM BONS RESULTADOS E MELHORIA NO DESEMPENHO ESCOLAR.