NOS ÚLTIMOS ANOS A GRAVIDEZ INDESEJADA NA ADOLESCÊNCIA VEM SE CARACTERIZANDO COMO UM DESAFIO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA, TENDO EM VISTA QUE MUITAS DAS CONSEQUÊNCIAS ESTÃO VINCULADAS A ESTE FENÔMENO E APRESENTAM DURAÇÃO IMEDIATA E DURADOURA NA VIDA ESCOLAR DA ADOLESCENTE. DESTE MODO, A PRESENTE PESQUISA, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DA GRAVIDEZ PRECOCE NA EDUCAÇÃO DAS ADOLESCENTES, A PARTIR DE ESTUDOS CIENTÍFICOS REALIZADOS ENTRE 2017 E 2019. TENDO COMO MÉTODO DE PESQUISA A REVISÃO SISTEMÁTICA E DESCRITIVA, REALIZADA A PARTIR DE ARTIGOS E DISSERTAÇÕES LOCALIZADAS NAS BASES DE DADOS DOS CATÁLOGOS E TESES DA CAPES E SCIELO. LOCALIZARAM-SE, NAS RESPECTIVAS BASES DEZESSETE ESTUDOS QUE COMPUSERAM A REVISÃO. TAIS ESTUDOS FORAM SUBMETIDOS AO CHECKLIST STRENGTHENING THE REPORTING OF OBSERVACIONAL STUDIES IN EPIDEMIOLOGY (STROBE), A FIM DE CLASSIFICAR O NÍVEL DE QUALIDADE DOS ESTUDOS. IDENTIFICOU-SE COMO DANOS CAUSADOS NA EDUCAÇÃO O ABANDONO ESCOLAR E A REDUZIDA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, QUE ACABA POR OCASIONAR A REPRODUÇÃO DA POBREZA E DA DESIGUALDADE SOCIAL. NESTE SENTIDO, A CONSIDERAÇÃO FINAL POSSIBILITA UM PANORAMA ATUAL SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS QUE A GRAVIDEZ INDESEJADA OCASIONA NA VIDA ESCOLAR DAS ADOLESCENTES.