A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), DECLAROU NO INÍCIO DE 2020 UM SURTO CRESCENTE DE PESSOAS INFECTADAS PELO NOVO CORONAVÍRUS, DENOMINADO PELA COMUNIDADE CIENTÍFICA POR SARS-COV-2. EM MARÇO DO MESMO ANO JÁ ERA CONSIDERADO UMA PANDEMIA. COM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, DE FORMA EXCEPCIONAL O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), AUTORIZOU O ENSINO REMOTO NO PAÍS ENQUANTO DURAR A PANDEMIA DA COVID-19. NESSE CONTEXTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) SURGEM, PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA, COMO UMA SOLUÇÃO RÁPIDA E AO MESMO TEMPO DESAFIADORA EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE, EM DETERMINADOS MOMENTOS DIMINUIU DISTÂNCIAS E INTEGROU COMUNIDADES, COMO TAMBÉM, CAUSOU EFEITOS CONTRÁRIOS, DEVIDO À INSUFICIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E PRINCIPALMENTE A ACESSIBILIDADE DESSAS FERRAMENTAS DIGITAIS. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR AS PERSPECTIVAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PÓS PANDEMIA, CONSIDERANDO QUE HOUVE UM SALTO DE ETAPAS, FRENTE AS CONSTANTES INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS. ENTRETANTO, PROPORCIONOU UMA LIGAÇÃO COM AS TDIC PREVISTAS A SEREM UTILIZADAS PELA BNCC DE FORMA QUE O AMBIENTE ESCOLAR SE TORNE UM LOCAL DE UMA APRENDIZAGEM MAIS REFLEXIVA E SIGNIFICATIVA. E QUE DE CERTA FORMA SE MOSTRAM EXCELENTES OBJETOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.