DEVIDO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS RELACIONADAS AO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19 E A SUBSEQUENTE ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO, TEM-SE BUSCADO ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA CONTINUARMOS ENSINANDO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA) MANOEL RIBEIRO. O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) COMO MÉTODO DE ENSINO TEM POSSIBILITADO AOS ESTUDANTES A CONTINUIDADE DA APRENDIZAGEM, DE MODO QUE PODEM SE TORNAR ATIVOS PARA COMPLEMENTAR AQUILO QUE É VISTO NO TEMPO ESCOLA. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR O IMPACTO DA CONSTRUÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19 E A RECLUSÃO QUE IMPEDIU O CONTATO PRESENCIAL, NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA METODOLOGIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. É UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA APLICADA ATRAVÉS DO GOOGLE SALA DE AULA. O “ENSINO EM TEMPO DE PANDEMIA ” FOI UM TEMA DESENVOLVIDO COM OS DISCENTES E QUE APONTARAM LIMITAÇÕES QUANTO A INTERAÇÃO FÍSICA, MAS TAMBÉM VANTAGENS; COMO EVITOU DESLOCAMENTOS DIFÍCEIS DE SEREM REALIZADOS PRINCIPALMENTE NO PERÍODO DE CHUVAS, POIS ESTAMOS NA AMAZÔNIA LEGAL, BEM COMO PODER COMPARTILHAR AS AULAS DE IMEDIATO COM OS FAMILIARES, PROMOVENDO UM DEBATE PARALELO SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS EM SALA DE AULA E SEUS VIÉS.