ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR A INTERAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS NEOLIBERAIS E AS POSTURAS NEOFASCISTAS QUE SE DESENROLANDO POR TODO O OCIDENTE CAPITALISTA. VISANDO DEMONSTRAR COMO A ASCENSÃO DAS POSTURAS NEOFACISTAS INTERAGEM COM A ANULAÇÃO DOS VALORES EDUCATIVOS ENQUANTO PARTE DOS DIREITOS INSTITUÍDOS DO CIDADÃO. PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE, O DESGASTE NAS BASES CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS DAS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS VEM SENDO INFLUENCIADO POR UMA MANIPULAÇÃO E RETIRADA DESSES ELEMENTOS DO CICLO CRÍTICO, SENDO ALOCADOS NA LÓGICA DE SUBMISSÃO AOS INTERESSES PURAMENTE ECONÔMICOS. PARA ISSO SERÁ UTILIZADA UMA METODOLOGIA TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO PRINCIPAL FOCO, OS TRABALHOS DE PIERRE BOURDIEU (2007), GRAMSCI (1979), SHELESENER (2020) E REBUÁ (2020). AO FIM DESTA ANÁLISE É POSSÍVEL PERCEBER QUE A CRESCENTE LÓGICA NEOFASCISTA DIRECIONADA À EDUCAÇÃO, PROCURA DESTITUÍ-LA DE SEU PAPEL CRÍTICO E PRODUTOR DE AUTONOMIA, ESTABELECENDO UMA DEPENDÊNCIA NA FORMAÇÃO, TORNANDO OS SUJEITOS SUBMISSA AOS DESEJOS DE MERCADO. O HUMANO SE DESVANECENDO EM UMA MICROEMPRESA PESSOAL, QUE SE MOVE VISANDO APENAS LUCRO E A MANUTENÇÃO DO STATUS QUO.