ESTE ESTUDO SISTEMÁTICO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESTAR SEMPRE EM CONSTANTE PROCESSO DE APRENDIZADO E FORMAÇÃO, BEM COMO DESTACAR E APONTAR A NECESSIDADE DA ARTICULAÇÃO ENTRE O EDUCAR E O CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO. A JUSTIFICATIVA DESTE ESTUDO ENVOLVE AS DIMENSÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICA, PESSOAL, PEDAGÓGICA E SOCIAL. O TEXTO APRESENTA UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA QUE DEFENDE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE É MUITO IMPORTANTE DE MODO QUE ARTICULE A TEORIA COM A PRÁTICA. TRATA-SE DE UM
O PRESENTE ESTUDO É DE NATUREZA TEÓRICA E PAUTA-SE POR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM QUE PRETENDEU-SE BASEAR EM AUTORES QUE PROBLEMATIZAM E DISCUTEM SOBRE O ASSUNTO. E, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ENVOLVERAM LEITURAS E ESTUDOS DE TEXTOS SOBRE TAIS TEMÁTICAS. COMO RESULTADOS SÃO OPORTUNIZADAS DISCUSSÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO DOCENTE ESPERANDO CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA AS REFLEXÕES DESTA FORMAÇÃO. CONCLUI-SE QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DÁ-SE DE FORMA CONTÍNUA E CONSTANTE.