A EDUCAÇÃO E O SEU PODER SÃO A BASE FUNDAMENTAL PARA UM DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PROFISSIONAL DOS CIDADÃOS. É NESTE CONTEXTO QUE ESTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO QUE ANALISA AÇÕES AFIRMATIVAS ESTABELECIDAS PELA LEI N. 12.711/2012 QUE TRATA SOBRE AS COTAS SOCIAIS. PARA TANTO, TRAZ COMO OBJETIVO PRINCIPAL PROMOVER A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR DOS GRUPOS ECONOMICAMENTE DESFAVORÁVEIS. METODOLOGICAMENTE ESTA INVESTIGAÇÃO SE ESTRUTURA A PARTIR DE UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA. ASSIM, A PARTIR DE AUTORES QUE DISCUTIRAM A TEMÁTICA, EFETUAMOS UMA LEITURA DO MATERIAL ENCONTRADO DE ACORDO COM O EIXO TEMÁTICO PROPOSTO NO ESTUDO, SEGUINDO COM A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO. PARA A CONSTRUÇÃO DOS RESULTADOS, UTILIZAMOS O TERMO DE BUSCA COTAS SOCIAIS, UTILIZANDO-SE DO RECURSO PESQUISA AVANÇADA NA BASE DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO, PRIORIZANDO O TERMO ACIMA PRESENTE NO TÍTULO DO TRABALHO, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2016 – 2021, ONDE APÓS O ESTUDO DOS TRABALHOS ENCONTRADOS FORAM PRODUZIDOS RESULTADOS DA ANÁLISE QUE CONSTATARAM QUE A DISCUSSÃO SOBRE A TEMÁTICA DAS COTAS SOCIAIS ENVOLVEM VÁRIOS ASPECTOS, NO TOCANTE À DIMENSÃO SOCIAL EM CONFLITO DIRETO COM O CONTEXTO SÓCIO HISTÓRICO, EVIDENCIANDO AINDA A IMPORTÂNCIA DAS COTAS SOCIAIS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADE, COMBATENDO DESIGUALDADES E INJUSTIÇAS, ALÉM DE POSSIBILITAR A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE QUE OFEREÇAM OPORTUNIDADES EQUITATIVAS PARA TODOS E TODAS.