INTRODUÇÃO: O PENSAMENTO CRÍTICO É UM ELEMENTO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS FORMAIS E NÃO FORMAIS E PODE SER ESTIMULADO POR MEIO DE DIFERENTES DISPARADORES, TANTO NOS CURRÍCULOS TRADICIONAIS, QUANTO NOS CURRÍCULOS QUE UTILIZAM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI COMPARAR DISPARADORES TEXTUAIS E NÃO TEXTUAIS PARA VERIFICAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES FRENTE A DIFERENTES DISPARADORES. FORAM SELECIONADOS E ABORDADOS DOIS DILEMAS SOCIOSSANITÁRIOS CONTEMPORÂNEOS: EUTANÁSIA E O MOVIMENTO ANTIVACINAS. METODOLOGIA: ESTUDO TRANSVERSAL EM AMOSTRA DE CONVENIÊNCIA, NÃO ALEATÓRIA, DE NATUREZA APLICADA E ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA. FORAM INCLUÍDOS ESTUDANTES DO 3º ANO DE UM CURSO DE MEDICINA E EXCLUÍDOS OS QUE OPTARAM POR NÃO PARTICIPAR DA PESQUISA. O QUESTIONÁRIO FOI DISPARADO EM FORMULÁRIO GOOGLE FORMS E PACTUADO O PRAZO DE SETE DIAS PARA DEVOLUÇÃO. OS INSTRUMENTOS ELABORADOS FORAM BASEADOS NO RED MODEL’S CRITICAL THINKING SKILLS FRAMEWORK. AS TRÊS DIMENSÕES DESTE ACRÔNIMO INCLUEM: (1)R-RECONHECER SUPOSIÇÕES (RECOGNIZE); (2) E-AVALIAR ARGUMENTOS (EVALUATE); E (3) D-DELINEAR CONCLUSÕES (DRAW). PARA ANALISAR OS DADOS FOI APLICADA A ESTATÍSTICA DESCRITIVA E COMPARATIVA PARA VERIFICAR POSSÍVEIS DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS MODELOS DE DISPARADORES. RESULTADOS: O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO INSTRUMENTO COM DISPARADOR NÃO TEXTUAL FOI MAIOR EM COMPARAÇÃO AO DISPARADOR TEXTUAL (P=0,004) COM TAMANHO DO EFEITO MÉDIO. OBSERVOU-SE NO DISPARADOR TEXTUAL QUE OS ESTUDANTES APRESENTARAM MAIOR DIFICULDADE EM PERCEBER AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DOS JUÍZOS E ATITUDES DO MÉDICO NOS TEMAS ABORDADOS. DESTACA-SE QUE ASPECTOS CURATIVOS E INDIVIDUAIS FORAM PRIORIZADOS EM DETRIMENTO DO ASPECTO COLETIVO.