ESTA PESQUISA-INTERVENÇÃO CONSISTE NA INVESTIGAÇÃO DE COMO SE DÁ A AÇÃO PARTICIPATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DAS EQUIPES GESTORAS DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ. AS QUESTÕES DE PESQUISA QUE NORTEIAM ESSE TRABALHO, SÃO: COMO SE DÁ A CULTURA DE TRABALHO DAS EQUIPES, AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO COLABORATIVO COMO ESPAÇO DE ESCUTA, DIÁLOGO E PROPOSIÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS GESTORES? AS ORIENTAÇÕES QUE REGULAM O TRABALHO DOS GESTORES BUSCAM ATENDER DEMANDAS CONTINGENCIAIS? EXISTE A NECESSIDADE VIVENCIADA COTIDIANAMENTE PELO TRIO GESTOR DE DIRECIONAMENTOS QUANTO A PERFIS PROFISSIONAIS, COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES DE CADA UM DOS MEMBROS DA REFERIDA EQUIPE? HÁ EXISTÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO DA EQUIPE GESTORA QUE A CAPACITE PARA UM TRABALHO EM QUE OS ESFORÇOS PARA A CONSECUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SEJAM ORIENTADOS CENTRIPETAMENTE? O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA É ANALISAR A CULTURA DE TRABALHO DAS EQUIPES GESTORAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTO ANDRÉ E DESENVOLVER UMA PROPOSTA FORMATIVA COLABORATIVA COM OS PROFISSIONAIS CITADOS. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS PROPOMOS: DESENVOLVER A FORMAÇÃO COLABORATIVA COM TRIOS GESTORES DE MODO QUE, A PARTIR DAS DEMANDAS DE TRABALHO APRESENTADAS, ELABOREM POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO AOS DESAFIOS DE BASE E COTIDIANOS DO TRABALHO DOS MESMOS. NOSSA HIPÓTESE É QUE A ABERTURA DE ESPAÇOS DE ESCUTA, DE DIÁLOGO E DE PROPOSIÇÕES, COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA, PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS GESTORES ESCOLARES, DE MANEIRA ESTRUTURADA, FORMAÇÕES EM SERVIÇO QUE BUSQUEM DESENVOLVER A REFLEXÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DO TRABALHO DOS GESTORES DIANTE DE SEUS ANSEIOS. O UNIVERSO DA PESQUISA SERÃO 05 ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ. OS SUJEITOS SERÃO 09 GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS. A METODOLOGIA UTILIZADA SERÁ UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO FORMAÇÃO UTILIZANDO O PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS, ELABORAÇÃO DE PAUTA E AVALIAÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO. COMO REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZAREMOS NA CATEGORIA CULTURA ESCOLAR E CULTURAS COLABORATIVAS NAS ESCOLAS: FULLAN E HARGREAVES; FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES: LIMA E FORMAÇÃO E SITUAÇÕES DE TRABALHO: CANÁRIO.