Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO A - BNCC NO CONTEXTO REMOTO

Palavra-chaves: PLANEJAMENTO, REMOTO, PRÁTICAS EDUCATIVAS, BNCC, Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81234
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2329
    "inscrito_id" => 8714
    "titulo" => "PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO A - BNCC NO CONTEXTO REMOTO"
    "resumo" => "O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM SE TORNADO BASTANTE COMPLEXO, VISTO QUE É UMA TAREFA QUE FAZ PARTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, NO MOMENTO ATUAL ESSE PROCESSO TEVE QUE SER RESSIGNIFICADO, OU SEJA, COM A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 O PROFESSOR TEVE QUE PLANEJAR DE ACORDO COM A REALIDADE DO ALUNO VISANDO AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO PONTE PARA REALIZAÇÃO DO PROCESSO. NO CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAL O PLANEJAMENTO TORNOU-SE AINDA MAIS PREOCUPANTE, VISTO QUE OS PROFESSORES TIVERAM QUE FAZER ADAPTAÇÕES A ESSE PROCESSO DE FORMA DIGITAL. FIZEMOS ALGUNS QUESTIONAMENTOS QUE DIRECIONARAM ESSA PESQUISA: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PLANEJANDO SUAS AULAS? QUAIS AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESTÃO CONTRIBUINDO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM? QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA BNCC (2017) NA CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ALUNOS NESSE FORMATO REMOTO? ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR OS CONCEITOS DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO ENSINO REMOTO PARA UMA MELHOR QUALIDADE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS BEM COMO NA PRÁTICA DOCENTE, COMO ESPECÍFICOS QUEREMOS APRESENTAR OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO PLANEJAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE DE FORMA REMOTA. COMO PROCEDIMENTO OPTAMOS PELO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E EXPERIENCIA DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESSA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO PAUTADO EM AUTORES COMO: BRASIL (2017), CAGLIARI (2009) FREIRE (2008), GIL (2002), LUCKESI (1998), SCHMITT (2006), OSTETTO (1992, 2002), LIBÂNEO (1994), VASCONCELLOS (2000), LOPES (2002), REDIN (2013), LDB (1996), DENTRE OUTROS. ANALISAMOS QUE O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL MESMO DIANTE DO CONTEXTO ATUAL NÃO PODE SER DEIXADO DE LADO É UMA PONTE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS REMOTAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, REMOTO, PRÁTICAS EDUCATIVAS, BNCC, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID8714_30092021224132.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARICE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CLARICE DA SILVA"
    "autor_email" => "maclarice.silva@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81234
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2329
    "inscrito_id" => 8714
    "titulo" => "PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO A - BNCC NO CONTEXTO REMOTO"
    "resumo" => "O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM SE TORNADO BASTANTE COMPLEXO, VISTO QUE É UMA TAREFA QUE FAZ PARTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, NO MOMENTO ATUAL ESSE PROCESSO TEVE QUE SER RESSIGNIFICADO, OU SEJA, COM A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 O PROFESSOR TEVE QUE PLANEJAR DE ACORDO COM A REALIDADE DO ALUNO VISANDO AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO PONTE PARA REALIZAÇÃO DO PROCESSO. NO CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAL O PLANEJAMENTO TORNOU-SE AINDA MAIS PREOCUPANTE, VISTO QUE OS PROFESSORES TIVERAM QUE FAZER ADAPTAÇÕES A ESSE PROCESSO DE FORMA DIGITAL. FIZEMOS ALGUNS QUESTIONAMENTOS QUE DIRECIONARAM ESSA PESQUISA: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PLANEJANDO SUAS AULAS? QUAIS AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESTÃO CONTRIBUINDO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM? QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA BNCC (2017) NA CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ALUNOS NESSE FORMATO REMOTO? ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR OS CONCEITOS DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO ENSINO REMOTO PARA UMA MELHOR QUALIDADE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS BEM COMO NA PRÁTICA DOCENTE, COMO ESPECÍFICOS QUEREMOS APRESENTAR OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO PLANEJAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE DE FORMA REMOTA. COMO PROCEDIMENTO OPTAMOS PELO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E EXPERIENCIA DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESSA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO PAUTADO EM AUTORES COMO: BRASIL (2017), CAGLIARI (2009) FREIRE (2008), GIL (2002), LUCKESI (1998), SCHMITT (2006), OSTETTO (1992, 2002), LIBÂNEO (1994), VASCONCELLOS (2000), LOPES (2002), REDIN (2013), LDB (1996), DENTRE OUTROS. ANALISAMOS QUE O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL MESMO DIANTE DO CONTEXTO ATUAL NÃO PODE SER DEIXADO DE LADO É UMA PONTE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS REMOTAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, REMOTO, PRÁTICAS EDUCATIVAS, BNCC, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID8714_30092021224132.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARICE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CLARICE DA SILVA"
    "autor_email" => "maclarice.silva@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM SE TORNADO BASTANTE COMPLEXO, VISTO QUE É UMA TAREFA QUE FAZ PARTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, NO MOMENTO ATUAL ESSE PROCESSO TEVE QUE SER RESSIGNIFICADO, OU SEJA, COM A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 O PROFESSOR TEVE QUE PLANEJAR DE ACORDO COM A REALIDADE DO ALUNO VISANDO AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO PONTE PARA REALIZAÇÃO DO PROCESSO. NO CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAL O PLANEJAMENTO TORNOU-SE AINDA MAIS PREOCUPANTE, VISTO QUE OS PROFESSORES TIVERAM QUE FAZER ADAPTAÇÕES A ESSE PROCESSO DE FORMA DIGITAL. FIZEMOS ALGUNS QUESTIONAMENTOS QUE DIRECIONARAM ESSA PESQUISA: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PLANEJANDO SUAS AULAS? QUAIS AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESTÃO CONTRIBUINDO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM? QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA BNCC (2017) NA CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ALUNOS NESSE FORMATO REMOTO? ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR OS CONCEITOS DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO ENSINO REMOTO PARA UMA MELHOR QUALIDADE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS BEM COMO NA PRÁTICA DOCENTE, COMO ESPECÍFICOS QUEREMOS APRESENTAR OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO PLANEJAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE DE FORMA REMOTA. COMO PROCEDIMENTO OPTAMOS PELO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E EXPERIENCIA DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESSA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO PAUTADO EM AUTORES COMO: BRASIL (2017), CAGLIARI (2009) FREIRE (2008), GIL (2002), LUCKESI (1998), SCHMITT (2006), OSTETTO (1992, 2002), LIBÂNEO (1994), VASCONCELLOS (2000), LOPES (2002), REDIN (2013), LDB (1996), DENTRE OUTROS. ANALISAMOS QUE O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL MESMO DIANTE DO CONTEXTO ATUAL NÃO PODE SER DEIXADO DE LADO É UMA PONTE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS REMOTAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.