O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM SE TORNADO BASTANTE COMPLEXO, VISTO QUE É UMA TAREFA QUE FAZ PARTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, NO MOMENTO ATUAL ESSE PROCESSO TEVE QUE SER RESSIGNIFICADO, OU SEJA, COM A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 O PROFESSOR TEVE QUE PLANEJAR DE ACORDO COM A REALIDADE DO ALUNO VISANDO AS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO PONTE PARA REALIZAÇÃO DO PROCESSO. NO CONTEXTO EDUCACIONAL ATUAL O PLANEJAMENTO TORNOU-SE AINDA MAIS PREOCUPANTE, VISTO QUE OS PROFESSORES TIVERAM QUE FAZER ADAPTAÇÕES A ESSE PROCESSO DE FORMA DIGITAL. FIZEMOS ALGUNS QUESTIONAMENTOS QUE DIRECIONARAM ESSA PESQUISA: COMO OS PROFESSORES ESTÃO PLANEJANDO SUAS AULAS? QUAIS AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ESTÃO CONTRIBUINDO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM? QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA BNCC (2017) NA CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ALUNOS NESSE FORMATO REMOTO? ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR OS CONCEITOS DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO ENSINO REMOTO PARA UMA MELHOR QUALIDADE NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS BEM COMO NA PRÁTICA DOCENTE, COMO ESPECÍFICOS QUEREMOS APRESENTAR OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO PLANEJAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE DE FORMA REMOTA. COMO PROCEDIMENTO OPTAMOS PELO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E EXPERIENCIA DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESSA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO PAUTADO EM AUTORES COMO: BRASIL (2017), CAGLIARI (2009) FREIRE (2008), GIL (2002), LUCKESI (1998), SCHMITT (2006), OSTETTO (1992, 2002), LIBÂNEO (1994), VASCONCELLOS (2000), LOPES (2002), REDIN (2013), LDB (1996), DENTRE OUTROS. ANALISAMOS QUE O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL MESMO DIANTE DO CONTEXTO ATUAL NÃO PODE SER DEIXADO DE LADO É UMA PONTE A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS REMOTAS.