Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSORES DO CAMPO NA AMAZÔNIA: RELATO DE PESQUISA E APRENDIZAGENS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRA

Palavra-chaves: PROFESSORES, EDUCAÇÃO DO CAMPO, AMAZÔNIA, RELATO, PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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      VIVENCIADA NO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRA. TAL DISCIPLINA E \r\n
      PESQUISA POSSIBILITARAM UM ENTENDIMENTO SOBRE O CONCEITO E HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO, \r\n
      JUNTAMENTE COM AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DOCENTES CAMPESINOS DURANTE A SUA REALIZAÇÃO, SEJA \r\n
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      ABORDAGEM QUALITATIVA BASEANDO-SE EM REFERENCIAIS DE CHIZZOTTI (2003) COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO \r\n
      COM QUESTÕES MISTAS, ONDE FORAM REALIZADAS ANÁLISES SOBRE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO CAMPO E A \r\n
      NECESSIDADE EM TRABALHAR E VINCULAR NO CURRÍCULO AS ESPECIFICIDADES QUE A POPULAÇÃO DO CAMPO ALMEJA.\r\n
      OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE OS EDUCADORES DO MEIO RURAL GOSTAM DA SUA PROFISSÃO, AINDA QUE \r\n
      DESVALORIZADA SOCIALMENTE, VIVEM DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS E AINDA, MESMO QUE \r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR CONSIDERAÇÕES SOBRE A PERSPECTIVA DE DOCENTES DO CAMPO A PARTIR DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA, VIVENCIADA NO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRA. TAL DISCIPLINA E PESQUISA POSSIBILITARAM UM ENTENDIMENTO SOBRE O CONCEITO E HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO, JUNTAMENTE COM AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DOCENTES CAMPESINOS DURANTE A SUA REALIZAÇÃO, SEJA PELO IMPACTO DA DESVALORIZAÇÃO DESTES OU PELA AUSÊNCIA DE INVESTIMENTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E IGUALITÁRIA. METODOLOGICAMENTE A PESQUISA SE DÁ NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA BASEANDO-SE EM REFERENCIAIS DE CHIZZOTTI (2003) COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES MISTAS, ONDE FORAM REALIZADAS ANÁLISES SOBRE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO CAMPO E A NECESSIDADE EM TRABALHAR E VINCULAR NO CURRÍCULO AS ESPECIFICIDADES QUE A POPULAÇÃO DO CAMPO ALMEJA. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE OS EDUCADORES DO MEIO RURAL GOSTAM DA SUA PROFISSÃO, AINDA QUE DESVALORIZADA SOCIALMENTE, VIVEM DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS E AINDA, MESMO QUE PARCIALMENTE, DESCONHECEM SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO DO CAMPO OU SUA DIFERENCIAÇÃO QUANTO A EDUCAÇÃO RURAL.

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