O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR CONSIDERAÇÕES SOBRE A PERSPECTIVA DE DOCENTES DO CAMPO A PARTIR DE
UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA,
VIVENCIADA NO SEGUNDO SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRA. TAL DISCIPLINA E
PESQUISA POSSIBILITARAM UM ENTENDIMENTO SOBRE O CONCEITO E HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO,
JUNTAMENTE COM AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS DOCENTES CAMPESINOS DURANTE A SUA REALIZAÇÃO, SEJA
PELO IMPACTO DA DESVALORIZAÇÃO DESTES OU PELA AUSÊNCIA DE INVESTIMENTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA
EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E IGUALITÁRIA. METODOLOGICAMENTE A PESQUISA SE DÁ NUMA
ABORDAGEM QUALITATIVA BASEANDO-SE EM REFERENCIAIS DE CHIZZOTTI (2003) COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO
COM QUESTÕES MISTAS, ONDE FORAM REALIZADAS ANÁLISES SOBRE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO CAMPO E A
NECESSIDADE EM TRABALHAR E VINCULAR NO CURRÍCULO AS ESPECIFICIDADES QUE A POPULAÇÃO DO CAMPO ALMEJA.
OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE OS EDUCADORES DO MEIO RURAL GOSTAM DA SUA PROFISSÃO, AINDA QUE
DESVALORIZADA SOCIALMENTE, VIVEM DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS E AINDA, MESMO QUE
PARCIALMENTE, DESCONHECEM SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO DO CAMPO OU SUA DIFERENCIAÇÃO QUANTO A EDUCAÇÃO
RURAL.