COM A GRANDE E INTENSA ACENTUAÇÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) EM VÁRIOS ÂMBITOS DA SOCIEDADE, TORNA-SE IMPORTANTE NÃO PERDER DE VISTA ESSA FERRAMENTA QUE PODE SER PEDAGOGIZADA E UTILIZADA DE DIVERSAS MANEIRAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA DIALOGAR A ESSE RESPEITO, UTILIZOU-SE DOS PENSAMENTOS DE BELLONI (2012); MERCADO (2008); PAES (2010); BRASIL (2017), DENTRE OUTROS. TENDO ESSE APORTE TEÓRICO E ENTENDENDO A GRANDE UTILIZAÇÃO DE CELULARES PELOS EDUCANDOS, ESSE RELATO MOSTRA AS ESTRATÉGIAS E O INCENTIVO À PESQUISA A PARTIR DESSE MEIO, EMPREGANDO-SE DOIS APLICATIVOS PARA O SUPORTE DE INVESTIGAÇÃO: “JUDÔ IN BRIEF” E O “JUDÔ WAZA”. DIALOGANDO SOBRE OS USOS DAS TECNOLOGIAS, OS DISCENTES FORAM ESTIMULADOS A PESQUISAR, CRIAR E DESENVOLVER MECANISMOS PARA A DISCUSSÃO SOBRE O JUDÔ A PARTIR DA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS. COM O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS FOI OBSERVADO O INTERESSE E ENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS NAS TAREFAS PREESTABELECIDAS E NA CRIAÇÃO COLETIVA DE VÍDEOS, CONSTRUÇÃO DE CARTAZES E EXIBIÇÕES DE GESTOS TÉCNICOS.