AO LONGO DESTE ESTUDO, SERÁ POSSÍVEL OBSERVAR OS DESMEMBRAMENTOS DA APRENDIZAGEM DE UM ESTUDANTE SURDO COM ESTRATÉGIAS VISUAIS NA ESCOLA. DE POSSE DISTO, O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR AS PERSPECTIVAS QUE ENVOLVEM A APRENDIZAGEM VISUAL DE UM ESTUDANTE SURDO. A ELABORAÇÃO DESTE ESTUDO É DECORRENTE DE UMA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOLICITADA EM SALA DE AULA INTITULADA COMO DESAFIO PROFISSIONAL. O DESAFIO PROFISSIONAL É UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA QUE PERMITE AO GRADUANDO ARTICULAR O CONTEÚDO CURRICULAR DO SEMESTRE COM UMA POSSÍVEL SITUAÇÃO EMPÍRICA DA VIDA PROFISSIONAL DOCENTE. A EXPERIÊNCIA OCORREU ENTRE OS MESES DE JULHO A NOVEMBRO DO ANO DE 2016 NO PRIMEIRO PERÍODO DA GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA. AS INFORMAÇÕES DESCRITAS DERIVAM-SE DE ANOTAÇÕES DO DIÁRIO DE BORDO DE SALA, ARTIGOS CIENTÍFICOS, CARTILHAS E DOCUMENTOS OFICIAIS DO TEMA. RESSALTA-SE QUE NESTE CENÁRIO O EDUCADOR SE TORNA MEDIADOR DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E VISUAL PARA O ESTUDANTE SURDO. POR FIM, DESTACA-SE QUE AS NUANCES DESTE PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PODE SE TORNAR POSITIVA SE O EDUCAR COMPREENDER A SINALIZAÇÃO DA LIBRAS COMO ATO DE PROTAGONISMO E PONTE INCLUSIVA PARA O ESTUDANTE SURDO.