EM UMA SOCIEDADE MARCADA POR DESIGUALDADES E PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS, RECENTEMENTE AGRAVADOS PELA PANDEMIA DE COVID-19, O EMPREENDEDORISMO SOCIAL CONSEGUE REFOR?AR O PAPEL DA EDUCA??O DE PROMOVER PROJETOS E PR?TICAS QUE PROPORCIONEM AOS ESTUDANTES A CHANCE DE RECONHECER SEU POTENCIAL DE TRANSFORMA??O E GERA??O DE IMPACTO POSITIVO. E A FACILIDADE DA INFORMA??O MUDOU AS CARACTER?STICAS DE NOSSA SOCIEDADE GERANDO A NECESSIDADE DE MODELOS EDUCACIONAIS DIN?MICOS, PARTICIPATIVOS E INTERATIVOS. NESSE CONTEXTO, ESSE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CARACTERIZAR O PERFIL DE CONTRIBUINTES DO IR 2020 QUE FORAM ASSISTIDOS PELA EQUIPE DO PROJETO N?CLEO DE APOIO FISCAL ? NAF EM UMA INSTITUI??O DE ENSINO SUPERIOR EM OLINDA ? PE, DO GRUPO SER EDUCACIONAL, PARA IDENTIFICAR A IMPORT?NCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO TRANSFORMA??O DA TEORIA E PR?TICA DOS DISCENTES, A PARTIR DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O EMPREENDEDORISMO SOCIAL. FOI REALIZADA UM ESTUDO BIBLIOGR?FICO E PESQUISA EXPLORAT?RIA E DESCRITIVA, E OBSERVOU-SE A CARACTERIZA??O A CONTRIBUINTES DE IR 2020. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A MAIORIA DOS CONTRIBUINTES FORAM DO SEXO FEMININO, EMPREGADOS EM EMPRESA PRIVADA, COM FAIXA SALARIAL AT? R$ 20 A 40 MIL REAIS E IMPOSTOS A RESTITUIR AT? R$ 1000 REAIS, MORADORES DE RECIFE, E COM 02 DEPENDENTES EM GERAL. REFLETINDO A IMPORT?NCIA DO N?CLEO DE APOIO FISCAL COMO ABORDAGEM PR?TICA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE SIGNIFICA??O DO CONHECIMENTO DURANTE O PER?ODO DE PANDEMIA.