LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A NECESSIDADE QUE O ENSINO DE LITERATURA TEM DE ABORDAR REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS, É PRECISO QUE SE UTILIZE UM INSTRUMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE COMPREENDA OS PROCEDIMENTOS DE CONTROLE E EXCLUSÃO DE SUBJETIVIDADES NA PRÁTICA DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO PROCURA ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE A LITERATURA DE AUTORIA AFRO-FEMININA E SUA CAPACIDADE DE DIALOGAR COM OS PRINCÍPIOS POLÍTICOS DO FEMINISMO NEGRO, BEM COMO AVALIAR SUA CONTRIBUIÇÃO NO QUE SE REFERE A PROMOÇÃO DE SUBSÍDIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS FORTALECEDORES PARA O LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO EM SALA DE AULA. ASSIM, A PARTIR DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, OBSERVOU-SE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS ACERCA DA LITERATURA E DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO, COMO O MANEJO E A SELEÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO PODEM POSSIBILITAR ABERTURA DO PENSAMENTO CRÍTICO E A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ENGAJADA COM A IGUALDADE E A PRÁTICA DE LIBERDADE.