ESTE TRABALHO ESTÁ FUNDAMENTADO NAS PERSPECTIVAS E PRESSUPOSTOS DA FONOLOGIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, ASSIM COMO DO APERFEIÇOAMENTO DA ESCRITA, APRESENTANDO REFLEXÕES SOBRE A LÍNGUA COMO PRÁTICA SOCIAL. O TRABALHO OBJETIVOU DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE MINIMIZASSEM A PROBLEMÁTICA DO ROTACISMO, POR SUA NATUREZA FONOLÓGICA, NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO 6 º ANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. DE MANEIRA ESPECÍFICA BUSCOU INVESTIGAR A RECORRÊNCIA DO ROTACISMO E SUAS PROCEDÊNCIAS; CONSCIENTIZAR OS ALUNOS ACERCA DOS DESVIOS APRESENTADOS; INCENTIVAR, POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS E PRÁTICAS, O APERFEIÇOAMENTO DA ESCRITA E ORIENTAR QUANTO AOS PROCEDIMENTOS PARA REDUÇÃO DOS PROBLEMAS ENCONTRADOS. JUSTIFICOU-SE DEVIDO À NECESSIDADE DE REFLETIR E ENCONTRAR CAMINHOS PARA REDUÇÃO DESSAS INADEQUAÇÕES DE ESCRITA, SOMADO AO FATO DE QUE EXISTEM POUCAS PESQUISAS NESSA ÁREA, ESPECIALMENTE COM O PÚBLICO EJA. PARA TANTO, ESSE ESTUDO, FORA REALIZADO À LUZ DAS TEORIAS MAIS RECENTES DE ENSINO, COMO ROBERTO (2016); SILVA (2015); SOARES (2012), HORA (2017), SEARA (2011), BISOL (1974- 1996), BAGNO (2007), DENTRE OUTROS. A PESQUISA POSSUI CARÁTER QUANTITATIVO E QUALITATIVO E TEVE COMO LÓCUS DE REALIZAÇÃO UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA. FORAM DESENVOLVIDAS OFICINAS PARA SONDAGEM, REFLEXÃO, CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DOS TEXTOS ESCRITOS E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO. COMO RESULTADO DA INTERVENÇÃO, OBSERVAMOS QUE O ROTACISMO NÃO DESAPARECEU POR COMPLETO NA ESCRITA DE TODOS OS ALUNOS, MESMO PORQUE AS AULAS OCORRERAM NUM CURTO ESPAÇO DE TEMPO, MAS QUE ELES TIVERAM UM RESULTADO POSITIVO DE REDUÇÃO DE OCORRÊNCIAS AO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS.