ESTE ARTIGO TEM COMO FOCO ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. ESTE GRUPO POR MUITO TEMPO, VEM LUTANDO PARA TER SEUS DIREITOS GARANTIDOS ENQUANTO SUJEITOS; UMA VIDA SOCIAL DIGNA, BUSCANDO CONSTANTEMENTE SEREM INCLUÍDOS, NA SOCIEDADE E NO AMBIENTE ESCOLAR COMO SUJEITOS EMPODERADOS E ATIVOS. A INCLUSÃO DE TODOS OS INDIVÍDUOS NO ENSINO REGULAR AINDA É VISTA COMO UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES, QUE POR SUA VEZ TEM UMA FORMAÇÃO LIMITADA, SENDO NECESSÁRIO CADA VEZ MAIS UMA FORMAÇÃO CONTINUADA. É NECESSÁRIO QUE HAJA UM EMPODERAMENTO, ASSIM COMO, A COMPREENSÃO DO INDIVÍDUO E DO SEU ESTADO EMOCIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO E EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO. ESTA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO EXPLORATÓRIA E QUALITATIVA, ONDE OS ENTREVISTADOS FORAM PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ATRAVÉS DE UM FORMULÁRIO DO GOOGLE FORMS, ONDE FOI DESTACADO A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ASSIM COMO, A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO. OS RESULTADOS DO ESTUDO APONTAM QUE OS PROFESSORES/AS TEM UM CONHECIMENTO SUPERFICIAL SOBRE OS TEMAS EDUCAÇÃO EMOCIONAL E INCLUSÃO, EM MOMENTO ALGUM LIGAM A EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO PRÁTICA CONTRIBUINTE PARA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA.