Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TEORIA CONSTRUTIVISTA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: : ESTE TRABALHO TRATA DA IMPORTÂNCIA DA PROBLEMATI, POLUIÇÃO HÍDRICA, , CONSTRUTIVISMO, , DETERGENTE BIODEGRADÁVEL, , EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81073
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2142
    "inscrito_id" => 5724
    "titulo" => "A TEORIA CONSTRUTIVISTA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA DA IMPORTÂNCIA DA PROBLEMATIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA. DESSA FORMA, ENFATIZA A CONTRIBUIÇÃO PROMOVIDA PELA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS NESSA ÁREA, VISTO QUE ESSAS PODEM PROPORCIONAR UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA AO PROCESSO EDUCACIONAL, POR EXEMPLO, A TEMAS AMBIENTAIS. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA, PARA O ENSINO DE QUÍMICA, APLICADA EM UMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR LICURGO NUNES (EEDLN), LOCALIZADA EM MARCELINO VIEIRA/RN, A QUAL TEVE COMO OBJETIVO UTILIZAR O CONSTRUTIVISMO, COM BASE NA TEORIA CONSTRUTIVISTA DO ERRO PARA PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA, VISANDO CONTEXTUALIZAR ATRAVÉS DO TEMA ESTRUTURANTE QUÍMICA E HIDROSFERA, PROPOSTO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO (PCNEM) A POLUIÇÃO CAUSADA AOS AMBIENTES AQUÁTICOS POR MEIO DA DEPOSIÇÃO INADEQUADA DE ÓLEO DE FRITURA NA PIA, E UTILIZAÇÃO DE DETERGENTES NÃO BIODEGRADÁVEIS. DESSE MODO, ALMEJANDO PROMOVER UMA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, POR MEIO DA PRODUÇÃO DE UM DETERGENTE BIODEGRADÁVEL A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA, CONTEXTUALIZADA AO ENSINO DE HIDROCARBONETOS, E FORÇAS INTERMOLECULARES EM COMPOSTOS ORGÂNICOS. CONFORME A PARTICIPAÇÃO E DISCUSSÕES EFETIVADAS CONSTATOU-SE QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NESSE TRABALHO PRODUZIRAM SIGNIFICATIVAMENTE OS RESULTADOS ESPERADOS, POIS A INTERAÇÃO E PRODUÇÃO DOS ALUNOS NO DECORRER DA APLICAÇÃO, DEMONSTROU QUE ESSAS CONTRIBUÍRAM DE FORMA GRADUAL, ESTIMULANDO E DESPERTANDO O INTERESSE NO DISCENTE. ASSIM, CONFIRMANDO QUE O CONSTRUTIVISMO EM CONSONÂNCIA COM O ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZADO A TEMAS AMBIENTAIS PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E TRANSFORMADORA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ": ESTE TRABALHO TRATA DA IMPORTÂNCIA DA PROBLEMATI, POLUIÇÃO HÍDRICA,, CONSTRUTIVISMO,, DETERGENTE BIODEGRADÁVEL,, EDUCAÇÃO AMBIENTAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID5724_30092021153336.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO NAPOLEÃO ALVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HUGO ALVES"
    "autor_email" => "hugoallves06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81073
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2142
    "inscrito_id" => 5724
    "titulo" => "A TEORIA CONSTRUTIVISTA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA DA IMPORTÂNCIA DA PROBLEMATIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA. DESSA FORMA, ENFATIZA A CONTRIBUIÇÃO PROMOVIDA PELA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS NESSA ÁREA, VISTO QUE ESSAS PODEM PROPORCIONAR UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA AO PROCESSO EDUCACIONAL, POR EXEMPLO, A TEMAS AMBIENTAIS. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA, PARA O ENSINO DE QUÍMICA, APLICADA EM UMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR LICURGO NUNES (EEDLN), LOCALIZADA EM MARCELINO VIEIRA/RN, A QUAL TEVE COMO OBJETIVO UTILIZAR O CONSTRUTIVISMO, COM BASE NA TEORIA CONSTRUTIVISTA DO ERRO PARA PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA, VISANDO CONTEXTUALIZAR ATRAVÉS DO TEMA ESTRUTURANTE QUÍMICA E HIDROSFERA, PROPOSTO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO (PCNEM) A POLUIÇÃO CAUSADA AOS AMBIENTES AQUÁTICOS POR MEIO DA DEPOSIÇÃO INADEQUADA DE ÓLEO DE FRITURA NA PIA, E UTILIZAÇÃO DE DETERGENTES NÃO BIODEGRADÁVEIS. DESSE MODO, ALMEJANDO PROMOVER UMA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, POR MEIO DA PRODUÇÃO DE UM DETERGENTE BIODEGRADÁVEL A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA, CONTEXTUALIZADA AO ENSINO DE HIDROCARBONETOS, E FORÇAS INTERMOLECULARES EM COMPOSTOS ORGÂNICOS. CONFORME A PARTICIPAÇÃO E DISCUSSÕES EFETIVADAS CONSTATOU-SE QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NESSE TRABALHO PRODUZIRAM SIGNIFICATIVAMENTE OS RESULTADOS ESPERADOS, POIS A INTERAÇÃO E PRODUÇÃO DOS ALUNOS NO DECORRER DA APLICAÇÃO, DEMONSTROU QUE ESSAS CONTRIBUÍRAM DE FORMA GRADUAL, ESTIMULANDO E DESPERTANDO O INTERESSE NO DISCENTE. ASSIM, CONFIRMANDO QUE O CONSTRUTIVISMO EM CONSONÂNCIA COM O ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZADO A TEMAS AMBIENTAIS PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E TRANSFORMADORA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ": ESTE TRABALHO TRATA DA IMPORTÂNCIA DA PROBLEMATI, POLUIÇÃO HÍDRICA,, CONSTRUTIVISMO,, DETERGENTE BIODEGRADÁVEL,, EDUCAÇÃO AMBIENTAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID5724_30092021153336.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO NAPOLEÃO ALVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HUGO ALVES"
    "autor_email" => "hugoallves06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO TRATA DA IMPORTÂNCIA DA PROBLEMATIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA. DESSA FORMA, ENFATIZA A CONTRIBUIÇÃO PROMOVIDA PELA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS NESSA ÁREA, VISTO QUE ESSAS PODEM PROPORCIONAR UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA AO PROCESSO EDUCACIONAL, POR EXEMPLO, A TEMAS AMBIENTAIS. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA, PARA O ENSINO DE QUÍMICA, APLICADA EM UMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR LICURGO NUNES (EEDLN), LOCALIZADA EM MARCELINO VIEIRA/RN, A QUAL TEVE COMO OBJETIVO UTILIZAR O CONSTRUTIVISMO, COM BASE NA TEORIA CONSTRUTIVISTA DO ERRO PARA PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA, VISANDO CONTEXTUALIZAR ATRAVÉS DO TEMA ESTRUTURANTE QUÍMICA E HIDROSFERA, PROPOSTO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO (PCNEM) A POLUIÇÃO CAUSADA AOS AMBIENTES AQUÁTICOS POR MEIO DA DEPOSIÇÃO INADEQUADA DE ÓLEO DE FRITURA NA PIA, E UTILIZAÇÃO DE DETERGENTES NÃO BIODEGRADÁVEIS. DESSE MODO, ALMEJANDO PROMOVER UMA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, POR MEIO DA PRODUÇÃO DE UM DETERGENTE BIODEGRADÁVEL A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA, CONTEXTUALIZADA AO ENSINO DE HIDROCARBONETOS, E FORÇAS INTERMOLECULARES EM COMPOSTOS ORGÂNICOS. CONFORME A PARTICIPAÇÃO E DISCUSSÕES EFETIVADAS CONSTATOU-SE QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NESSE TRABALHO PRODUZIRAM SIGNIFICATIVAMENTE OS RESULTADOS ESPERADOS, POIS A INTERAÇÃO E PRODUÇÃO DOS ALUNOS NO DECORRER DA APLICAÇÃO, DEMONSTROU QUE ESSAS CONTRIBUÍRAM DE FORMA GRADUAL, ESTIMULANDO E DESPERTANDO O INTERESSE NO DISCENTE. ASSIM, CONFIRMANDO QUE O CONSTRUTIVISMO EM CONSONÂNCIA COM O ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZADO A TEMAS AMBIENTAIS PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E TRANSFORMADORA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.