ESTE TRABALHO TRATA DA IMPORTÂNCIA DA PROBLEMATIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA. DESSA FORMA, ENFATIZA A CONTRIBUIÇÃO PROMOVIDA PELA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS NESSA ÁREA, VISTO QUE ESSAS PODEM PROPORCIONAR UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA AO PROCESSO EDUCACIONAL, POR EXEMPLO, A TEMAS AMBIENTAIS. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA, PARA O ENSINO DE QUÍMICA, APLICADA EM UMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR LICURGO NUNES (EEDLN), LOCALIZADA EM MARCELINO VIEIRA/RN, A QUAL TEVE COMO OBJETIVO UTILIZAR O CONSTRUTIVISMO, COM BASE NA TEORIA CONSTRUTIVISTA DO ERRO PARA PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA, VISANDO CONTEXTUALIZAR ATRAVÉS DO TEMA ESTRUTURANTE QUÍMICA E HIDROSFERA, PROPOSTO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO (PCNEM) A POLUIÇÃO CAUSADA AOS AMBIENTES AQUÁTICOS POR MEIO DA DEPOSIÇÃO INADEQUADA DE ÓLEO DE FRITURA NA PIA, E UTILIZAÇÃO DE DETERGENTES NÃO BIODEGRADÁVEIS. DESSE MODO, ALMEJANDO PROMOVER UMA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, POR MEIO DA PRODUÇÃO DE UM DETERGENTE BIODEGRADÁVEL A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA, CONTEXTUALIZADA AO ENSINO DE HIDROCARBONETOS, E FORÇAS INTERMOLECULARES EM COMPOSTOS ORGÂNICOS. CONFORME A PARTICIPAÇÃO E DISCUSSÕES EFETIVADAS CONSTATOU-SE QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NESSE TRABALHO PRODUZIRAM SIGNIFICATIVAMENTE OS RESULTADOS ESPERADOS, POIS A INTERAÇÃO E PRODUÇÃO DOS ALUNOS NO DECORRER DA APLICAÇÃO, DEMONSTROU QUE ESSAS CONTRIBUÍRAM DE FORMA GRADUAL, ESTIMULANDO E DESPERTANDO O INTERESSE NO DISCENTE. ASSIM, CONFIRMANDO QUE O CONSTRUTIVISMO EM CONSONÂNCIA COM O ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZADO A TEMAS AMBIENTAIS PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E TRANSFORMADORA.