BUSCAMOS NESTE ARTIGO APRESENTAR REFLEXÕES SOBRE OS DIÁLOGOS ENTRE A TEMÁTICA DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS COM UTILIZAÇÃO DE AGROQUÍMICOS E A EDUCAÇÃO A PARTIR DO CURSO DE FORMAÇÃO EM EXPERIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA ESCOLAS DO CAMPO. O CURSO FOI UMA DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ÂMBITO DO “PROJETO DEBATENDO COM/NA ESCOLA BÁSICA: O USO DE TÓXICOS NO AGRO BRASILEIRO” (EDITAL DE EXTENSÃO Nº 02/2020/PROEX/CPPEX/IFBAIANO) EXECUTADO PELO GRUPO DE PESQUISA EM QUESTÕES AGRÁRIAS DO IF BAIANO/CNPQ (NEQA - IF BAIANO/CNPQ). O OBJETIVO GERAL DO CURSO FOI CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE VALE DO JIQUIRIÇÁ A PARTIR DA SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS PRODUZIDOS NAS ESCOLAS DO CAMPO. O TEXTO EM TELA TEM COMO PONTO DE PARTIDA AS REFLEXÕES CONSTRUÍDAS DURANTE AS DISCUSSÕES REFERENTE AO USO DE AGROTÓXICOS DA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. METODOLOGICAMENTE, REALIZAMOS: 1) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; 2) OBSERVAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL; 3) APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS; 4) ANÁLISES E DISCUSSÃO DOS DADOS E DOS RELATOS/REGISTROS. A REALIZAÇÃO DESTE CURSO SE APRESENTA COMO RESULTADO DE UMA SÉRIE DE AÇÕES QUE VÊM SENDO DESENVOLVIDAS PELO NEQA QUE PERMITIU O ACÚMULO (TEÓRICO-EMPÍRICO) DE LEITURAS E EXPERIÊNCIAS QUE RESULTARAM NA EFETIVAÇÃO DO CURSO. COM ISSO, O CURSO POSSIBILITOU A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, ALÉM DE APONTAR PARA A NECESSIDADE DA REALIZAÇÃO DE NOVAS ATIVIDADES VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO.