A EDUCAÇÃO ESTÁ NOS DIVERSOS ESPAÇOS, POSSIBILITANDO QUE SE LEVE EM CONTA AS CARACTERÍSTICAS E
DEFINIÇÕES DE CADA MODALIDADE SOCIAL E COMUNITÁRIA. COM A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO NÃO FORMAL NO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PODEMOS DESTACAR QUE OS SUJEITOS DESTE AMBIENTE ESTÃO PREPARADOS
PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DOS TEMPOS MODERNOS E CUMPRIR SEU PAPEL COMO ATUANTES DE SUAS AÇÕES
CULTURAIS, COGNITIVAS E INTELECTUAIS PARA A PRÁTICA DA CIDADANIA. COM ISSO, ESTE TEXTO FOI CONSTRUÍDO,
CONJUNTAMENTE, POR MEIO DE UM PROJETO EDUCATIVO COMUNITÁRIO, COM OS EDUCANDOS DO CENTRO DE
REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS). TEM COMO TEMA “ARTE E CULTURA POPULAR: AÇÃO EDUCATIVA
COMUNITÁRIA COM O PÚBLICO INFANTOJUVENIL DO CRAS/ UPANEMA (RN)”, TENDO COMO OBJETIVO INCENTIVAR
OS SUJEITOS DESTE ESPAÇO, POR MEIO DA ARTE E DA CULTURA POPULAR, A DESENVOLVEREM SUAS POTENCIALIDADES.
O PROJETO FOI DESENVOLVIDO EM CINCO ETAPAS: A PRIMEIRA FOI DESTINADA PARA APRESENTAÇÃO E CONSTRUÇÃO
DE UMA HISTÓRIA, EM SEGUIDA FOI ESCOLHIDO O TEMA DA PEÇA TEATRAL, JÁ O TERCEIRO E QUARTO MOMENTO FORAM
DESIGNADOS PARA OS ENSAIOS DA PEÇA “A MENINA NEGRA QUE SOFRIA RACISMO”, E PARA FINALIZAR OCORREU A
CULMINÂNCIA DA AÇÃO EDUCATIVA E CULTURAL. O REFERIDO PROJETO EDUCATIVO COMUNITÁRIO ATRIBUIU MOMENTOS
DE REFLEXÃO QUE PÔDE PROPORCIONAR NA VIDA DOS PARTICIPANTES DESTE ATO, CONHECIMENTOS RELEVANTES,
CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CULTURAL, POLÍTICO E CRÍTICO NA BUSCA DA ACEITAÇÃO DAS
DIFERENTES RAÇAS E ETNIAS QUE ESTÃO SENDO AMPLIADAS DIARIAMENTE.