Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE CARUARU/PE

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, DIFICULDADES, PROFESSORES DE MATEMÁTICA, CARUARU/PE, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81053
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2119
    "inscrito_id" => 8594
    "titulo" => "DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO DE CASO COM  PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA  DA ZONA RURAL DE CARUARU/PE"
    "resumo" => """
      A PANDEMIA TROUXE UMA VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE E NA FORMA DE CONDUZIR A APRENDIZAGEM. COM O ISOLAMENTO SOCIAL AS ESCOLAS FORAM FECHADAS, A SITUAÇÃO SE AGRAVA NO BRASIL PELAS DESIGUALDADES SOCIAIS, EVIDENCIANDO A DISTÂNCIA ENTRE A ESCOLA PÚBLICA E A PRIVADA, NO  QUESITO INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E INFRAESTRUTURA. TENDO O PROFESSOR, EM ESPECIAL DOS  ESPAÇOS PÚBLICOS, QUE LIDAR COM UMA AVALANCHE DE PROBLEMÁTICAS, COMO A FALTA DE HABILIDADE COM  RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS PARA A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E NA MELHORIA DA \r\n
      INFRAESTRUTURA DO SEU ESPAÇO, QUE SE TORNA ESPAÇO DE TRABALHO, ADAPTAÇÃO DA PRÁTICA PRESENCIAL PARA O \r\n
      ESPAÇO ON-LINE, EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO. NESSE CONTEXTO, ENQUANTO EX-PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE \r\n
      ESPAÇO RURAL NO MUNICÍPIO DE CARUARU/PE, SE FAZ NECESSÁRIO INVESTIGAR AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, BUSCANDO MAPEAR O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS ANTES DA PANDEMIA, DURANTE A VIGÊNCIA DO ENSINO REMOTO E AS EXPECTATIVAS DESSES DOCENTES APÓS A PANDEMIA. ASSIM, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO, POR MEIO DE APLICAÇÃO DE FORMULÁRIO ESTRUTURADO, NA REDE WHATSAPP, EM DUAS DIMENSÕES, A DE CARACTERIZAÇÃO PESSOAL E DE  ASPECTOS DE ENSINO REMOTO. DESSE MODO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR E CONCLUIR QUE ESSES EDUCADORES \r\n
      ENFRENTARAM PROBLEMÁTICAS QUANTO A MANIPULAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DIGITAIS NA PREPARAÇÃO DE AULAS DE MATEMÁTICA, NO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES, NO CONHECIMENTO DE PRÁTICAS E MATERIAIS DIDÁTICOS  PRÓPRIOS DESSA FORMA DE ENSINO, PORÉM, ESSES PROFESSORES APONTAM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO UM CAMINHO SEM RETORNO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, DIFICULDADES, PROFESSORES DE MATEMÁTICA, CARUARU/PE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID8594_30092021140604.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DERYCLY DOUGLAS EUFRÁSIO GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "DERYCLY GALDINO"
    "autor_email" => "deryclygaldino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81053
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2119
    "inscrito_id" => 8594
    "titulo" => "DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO DE CASO COM  PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA  DA ZONA RURAL DE CARUARU/PE"
    "resumo" => """
      A PANDEMIA TROUXE UMA VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE E NA FORMA DE CONDUZIR A APRENDIZAGEM. COM O ISOLAMENTO SOCIAL AS ESCOLAS FORAM FECHADAS, A SITUAÇÃO SE AGRAVA NO BRASIL PELAS DESIGUALDADES SOCIAIS, EVIDENCIANDO A DISTÂNCIA ENTRE A ESCOLA PÚBLICA E A PRIVADA, NO  QUESITO INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E INFRAESTRUTURA. TENDO O PROFESSOR, EM ESPECIAL DOS  ESPAÇOS PÚBLICOS, QUE LIDAR COM UMA AVALANCHE DE PROBLEMÁTICAS, COMO A FALTA DE HABILIDADE COM  RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS PARA A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E NA MELHORIA DA \r\n
      INFRAESTRUTURA DO SEU ESPAÇO, QUE SE TORNA ESPAÇO DE TRABALHO, ADAPTAÇÃO DA PRÁTICA PRESENCIAL PARA O \r\n
      ESPAÇO ON-LINE, EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO. NESSE CONTEXTO, ENQUANTO EX-PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE \r\n
      ESPAÇO RURAL NO MUNICÍPIO DE CARUARU/PE, SE FAZ NECESSÁRIO INVESTIGAR AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, BUSCANDO MAPEAR O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS ANTES DA PANDEMIA, DURANTE A VIGÊNCIA DO ENSINO REMOTO E AS EXPECTATIVAS DESSES DOCENTES APÓS A PANDEMIA. ASSIM, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO, POR MEIO DE APLICAÇÃO DE FORMULÁRIO ESTRUTURADO, NA REDE WHATSAPP, EM DUAS DIMENSÕES, A DE CARACTERIZAÇÃO PESSOAL E DE  ASPECTOS DE ENSINO REMOTO. DESSE MODO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR E CONCLUIR QUE ESSES EDUCADORES \r\n
      ENFRENTARAM PROBLEMÁTICAS QUANTO A MANIPULAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DIGITAIS NA PREPARAÇÃO DE AULAS DE MATEMÁTICA, NO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES, NO CONHECIMENTO DE PRÁTICAS E MATERIAIS DIDÁTICOS  PRÓPRIOS DESSA FORMA DE ENSINO, PORÉM, ESSES PROFESSORES APONTAM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO UM CAMINHO SEM RETORNO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, DIFICULDADES, PROFESSORES DE MATEMÁTICA, CARUARU/PE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID8594_30092021140604.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DERYCLY DOUGLAS EUFRÁSIO GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "DERYCLY GALDINO"
    "autor_email" => "deryclygaldino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PANDEMIA TROUXE UMA VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE E NA FORMA DE CONDUZIR A APRENDIZAGEM. COM O ISOLAMENTO SOCIAL AS ESCOLAS FORAM FECHADAS, A SITUAÇÃO SE AGRAVA NO BRASIL PELAS DESIGUALDADES SOCIAIS, EVIDENCIANDO A DISTÂNCIA ENTRE A ESCOLA PÚBLICA E A PRIVADA, NO QUESITO INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E INFRAESTRUTURA. TENDO O PROFESSOR, EM ESPECIAL DOS ESPAÇOS PÚBLICOS, QUE LIDAR COM UMA AVALANCHE DE PROBLEMÁTICAS, COMO A FALTA DE HABILIDADE COM RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS PARA A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E NA MELHORIA DA INFRAESTRUTURA DO SEU ESPAÇO, QUE SE TORNA ESPAÇO DE TRABALHO, ADAPTAÇÃO DA PRÁTICA PRESENCIAL PARA O ESPAÇO ON-LINE, EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO. NESSE CONTEXTO, ENQUANTO EX-PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE ESPAÇO RURAL NO MUNICÍPIO DE CARUARU/PE, SE FAZ NECESSÁRIO INVESTIGAR AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, BUSCANDO MAPEAR O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS ANTES DA PANDEMIA, DURANTE A VIGÊNCIA DO ENSINO REMOTO E AS EXPECTATIVAS DESSES DOCENTES APÓS A PANDEMIA. ASSIM, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO, POR MEIO DE APLICAÇÃO DE FORMULÁRIO ESTRUTURADO, NA REDE WHATSAPP, EM DUAS DIMENSÕES, A DE CARACTERIZAÇÃO PESSOAL E DE ASPECTOS DE ENSINO REMOTO. DESSE MODO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR E CONCLUIR QUE ESSES EDUCADORES ENFRENTARAM PROBLEMÁTICAS QUANTO A MANIPULAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DIGITAIS NA PREPARAÇÃO DE AULAS DE MATEMÁTICA, NO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES, NO CONHECIMENTO DE PRÁTICAS E MATERIAIS DIDÁTICOS PRÓPRIOS DESSA FORMA DE ENSINO, PORÉM, ESSES PROFESSORES APONTAM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO UM CAMINHO SEM RETORNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.