A PANDEMIA TROUXE UMA VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE E NA FORMA DE CONDUZIR A APRENDIZAGEM. COM O ISOLAMENTO SOCIAL AS ESCOLAS FORAM FECHADAS, A SITUAÇÃO SE AGRAVA NO BRASIL PELAS DESIGUALDADES SOCIAIS, EVIDENCIANDO A DISTÂNCIA ENTRE A ESCOLA PÚBLICA E A PRIVADA, NO QUESITO INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E INFRAESTRUTURA. TENDO O PROFESSOR, EM ESPECIAL DOS ESPAÇOS PÚBLICOS, QUE LIDAR COM UMA AVALANCHE DE PROBLEMÁTICAS, COMO A FALTA DE HABILIDADE COM RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS PARA A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E NA MELHORIA DA
INFRAESTRUTURA DO SEU ESPAÇO, QUE SE TORNA ESPAÇO DE TRABALHO, ADAPTAÇÃO DA PRÁTICA PRESENCIAL PARA O
ESPAÇO ON-LINE, EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO. NESSE CONTEXTO, ENQUANTO EX-PROFESSOR DE MATEMÁTICA DE
ESPAÇO RURAL NO MUNICÍPIO DE CARUARU/PE, SE FAZ NECESSÁRIO INVESTIGAR AS DIFICULDADES APRESENTADAS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, BUSCANDO MAPEAR O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS ANTES DA PANDEMIA, DURANTE A VIGÊNCIA DO ENSINO REMOTO E AS EXPECTATIVAS DESSES DOCENTES APÓS A PANDEMIA. ASSIM, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO, POR MEIO DE APLICAÇÃO DE FORMULÁRIO ESTRUTURADO, NA REDE WHATSAPP, EM DUAS DIMENSÕES, A DE CARACTERIZAÇÃO PESSOAL E DE ASPECTOS DE ENSINO REMOTO. DESSE MODO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR E CONCLUIR QUE ESSES EDUCADORES
ENFRENTARAM PROBLEMÁTICAS QUANTO A MANIPULAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DIGITAIS NA PREPARAÇÃO DE AULAS DE MATEMÁTICA, NO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES, NO CONHECIMENTO DE PRÁTICAS E MATERIAIS DIDÁTICOS PRÓPRIOS DESSA FORMA DE ENSINO, PORÉM, ESSES PROFESSORES APONTAM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO UM CAMINHO SEM RETORNO.