ESTE TRABALHO APRESENTA A IMPORTÂNCIA DA OBRA DE FLORESTAN FERNANDES (1920-1995) COMO RECURSO DE ENRIQUECIMENTO DIDÁTICO E DE ORIENTAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA. ASSIM, CONSIDERANDO SUA SOCIOLOGIA CRÍTICA E SUA PREOCUPAÇÃO EM TORNAR A EDUCAÇÃO UM INSTRUMENTO DA “RADICALIZAÇÃO DEMOCRÁTICA”, IDENTIFICAMOS NESTE APARATO ANALÍTICO IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO PARA O COTIDIANO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. DE MODO GERAL, ESTE NÃO DEVE SER DELIMITADO PELO O ÂMBITO ESCOLAR, MAS SIM, FONTE DE TRANSBORDAMENTO CUJOS OBJETIVOS ESPRAIAM-SE PARA O SOCIAL, O POLÍTICO E, DE MODO GERAL, PARA A HISTÓRIA. EDUCAR ASSIM, PARA A RADICALIZAÇÃO DEMOCRÁTICA, ENCONTRA-SE NO CERNE DE UMA PEDAGOGIA CRÍTICA E DESCONTENTE COM AS DESIGUALDADES QUE, ALÉM DISSO, NÃO ACEITA O FORMALISMO CONSERVADOR E CONCILIADOR COMO ALTERNATIVA DE COEXISTÊNCIA SOCIAL ENTRE CLASSES.