A BIOQU?MICA, MUITAS VEZES, ? CONSIDERADA UMA DISCIPLINA COMPLEXA, O QUE TORNA SEU ENSINO E
APRENDIZAGEM MAIS DESAFIADORES. SENDO ASSIM, A INSER??O DE JOGOS DID?TICOS BASEADOS EM CASOS
CL?NICOS FOI EFETUADA NO CONTE?DO PROGRAM?TICO DA DISCIPLINA PARA O CURSO DE MEDICINA DA UFF.
O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL DESENVOLVER UM JOGO DID?TICO ATRAV?S DO USO DE CASOS
CL?NICOS. A PROPOSTA CENTRAL ? DISCUTIR, DE FORMA PR?TICA E APLICADA, CONTE?DOS ABORDADOS NA
BIOQU?MICA. FOI ELABORADO UM BANCO DE CASOS CL?NICOS E EXAMES LABORATORIAIS, SIMULANDO UM
PLANT?O DE EMERG?NCIA. CADA CASO, APRESENTADO EM FORMA DE CARTA, REPRESENTA UM PACIENTE A SER
ATENDIDO. OS CASOS FORAM ORGANIZADOS PARA SEREM RESOLVIDOS EM GRUPOS DE 7 ALUNOS DIVIDIDOS
EM DUPLAS E 1 ?CONDUTOR? DO JOGO. CADA DUPLA RESPONDE AO ?CONDUTOR?, DE ACORDO COM A
SOLICITA??O E INTERPRETA??O DE EXAMES BIOQU?MICOS. A DUPLA QUE EFETUAR MAIOR PONTUA??O, GANHA
O JOGO. H? CARTAS QUE OFERECEM PONTUA??O EXTRA OU RETIRAM PONTOS DOS ?M?DICOS? MEDIANTE
SITUA??ES SOCIAIS E ?TICAS QUE POSSAM OCORRER NO PLANT?O. POSTERIORMENTE, UM QUESTION?RIO
AVALIATIVO FOI DISPONIBILIZADO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE DENTRE OS CONTE?DOS ABORDADOS, O DE
MAIOR APROVEITAMENTO (80% DE ACERTO) FOI METABOLISMO DE LIP?DEOS. A AN?LISE DOS QUESTION?RIOS
MOSTROU QUE: OS CASOS FORAM CLAROS E APROXIMOU OS ALUNOS DA PR?TICA M?DICA; FOI UMA ATIVIDADE
INTERESSANTE/ ?TIL E MOSTROU A IMPORT?NCIA DA BIOQU?MICA NA PR?TICA M?DICA. PORTANTO, O JOGO
?EMERG?NCIA BIOQCL?NICA? MOSTROU-SE EFETIVO NO ENSINO/ APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS
DISCUTIDOS NA DISCIPLINA BIOQU?MICA.