JUNIOR, Tarcisio Bezerra De Lima. . VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79512>. Acesso em: 23/12/2024 00:43
O ARTIGO ANALISA A INDISCIPLINA ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE VIOLÊNCIA REALIZADAS E SOFRIDAS PELOS ALUNOS EM AMBIENTE ESCOLAR. VISA DISCUTIR POR MEIO DA OBSERVAÇÃO ATRAVÉS DE MEMES, OS ESPAÇOS E OS ATORES SOCIAIS A FIM DE PROPOR REFLEXÕES NO TOCANTE À PERCEPÇÃO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS; A DISCUSSÃO PAUTA-SE EM TEÓRICOS COMO BAUMAN (2013); BOURDIEU (2017) E MORIN (2004). A METODOLOGIA UTILIZADA SERÁ A OBSERVAÇÃO SEMIÓTICA E ANÁLISE MEMÉTICA PROBLEMATIZADA ATRAVÉS DOS FATOS OCORRIDOS EM AMBIENTE ESCOLAR E SUAS ANÁLISES SOCIOEDUCATIVAS EM FACE ÀS TECNOLOGIAS, PENSADORES E A EXPOSIÇÃO MIDIÁTICA. OS DADOS OBTIDOS SE FUNDAMENTAM EM UM MEME VIRAL, PORÉM DE PROPAGAÇÃO DIVERSIFICADA COMO EM GIFS, MEMES DERIVADOS, DENTRE OUTROS DE TEMÁTICA SOBRE VIOLÊNCIA. O OBJETIVO FINAL É DISCUTIR SE OCORRE SUBLIMAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM CONSSONÂNCIA A PROPAGAÇÃO MEMÉTICA E O POSSÍVEL IMPACTO DA AÇÃO TRANSFORMADORA DA EDUCAÇÃO.